Grupo Escoteiro Guayporé comemora hoje 30 anos

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 16/08/2017
Horário 12:32

O Grupo Escoteiro Guayporé de Presidente Prudente comemora hoje seus 30 anos de existência, de acordo com o diretor-presidente, Marcelo Costilho Jorge. O grupo foi fundado graças à iniciativa do tenente coronel Edson Gonçalves, que comandava à época o 18ºBPM/I (Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo), em 16 de agosto de 1986.

 “O efetivo de 12 lobinhos [crianças de 7 a 10 anos] iniciou as atividades e nesse dia foram feitas as três primeiras promessas, ficando essa como a data oficial da fundação, tendo como fundadores também Valdomiro Ferreira Lima e sua esposa Erenita Ferreira Lima”, relembra Costilho. A seguir foram formadas a 1ª Tropa Escoteira, a Tropa Sênior e o Clã Pioneiro Destinos, englobando jovens de 10 a 21 anos de idade, completando assim todos os ramos do movimento escoteiro.

O diretor-presidente esclarece que, juntamente com sua diretoria, trabalha até hoje para que o método, os princípios e as regras do movimento escoteiro possam ser cumpridos. “Realizamos diversas ações em apoio a entidades filantrópicas. Nossa missão é deixar o mundo um pouco melhor do que vemos hoje”, ressalta o diretor-presidente. O Grupo Escoteiro Guayporé é registrado na União dos Escoteiros do Brasil sob o nº 186, e também foi declarado como de utilidade publica municipal pela Lei 6.536/2006.

O Movimento Escoteiro é sistema educacional de jovens, com o propósito de incentivá-los a assumir seu desenvolvimento através de melhoria contínua, em especial à do caráter, sendo úteis à sociedade, seguindo orientação nos três pontos da promessa escoteira, que diz: dever para com Deus; dever para com a pátria; dever para consigo mesmo.

 

Estrutura

O efetivo atual do Grupo Escoteiro Guayporé é composto por 250 integrantes, incluindo jovens, chefes escoteiros, Apag (Associação de Pais e Amigos do Guayporé), tropa avestruz, comissão de eventos e pais de apoio. A comissão de eventos é composta por voluntários que desenvolvem um trabalho de captação de recursos financeiros, que mantém o grupo durante o ano dentro do planejamento estratégico anual realizado.

Já a tropa avestruz é composta de pais, mães e familiares, que dão suporte para o desenvolvimento das atividades de limpeza, alimentação, organização da sede, entre outras ações; os voluntários são divididos em quatro patrulhas com o mesmo nome das primeiras que Baden Powell - fundador do escotismo - idealizou em 1907: Touro, Lobo, Maçarico e Corvo. Em cada uma delas há um monitor que organiza as ações que são previamente planejadas anualmente.

Durante 20 anos, o Guayporé funcionou no 18º Batalhão, na Avenida Joaquim Constantino. Em 2007, as atividades foram transferidas para a “Casa do Escoteiro” no Parque Ecológico Cidade da Criança, onde permanecem até hoje. A sede, inclusive, é considerada um dos centros mais adequados em estrutura física para prática do escotismo no Brasil. Ela recebe atividades todos os sábados, das 14h às 17h.

Publicidade

Veja também