Grupo Matsuda lança nova tecnologia de incrustação com tratamento biológico

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 02/12/2023
Horário 15:02
Foto: Sarah Bratifish
Diretoria do Grupo Matsuda recepcionou os convidados
Diretoria do Grupo Matsuda recepcionou os convidados

O lançamento das sementes de pastagem da série GOLD GREEN STAR ® é um marco importante na agricultura sustentável e na inovação tecnológica. Trata-se do primeiro tratamento para sementes de forrageiras com a bandeira da sustentabilidade e extremamente amigável ao meio ambiente.

As sementes série GOLD GREEN STAR ® utilizam tecnologia inédita, que cumprem com as exigências do rigoroso mercado europeu, que é o tratamento livre de microplástico. Essa partícula plástica possui menos de 5mm e tem caráter onipresente em diversos locais do mundo, desde o ar que respiramos até nos ambientes terrestre e marinho. Podem ser encontradas no sal marinho, no mel, na água da torneira e engarrafada, nos frutos do mar, nos peixes, na cerveja e em todos os cosméticos.

Cientistas japoneses da Universidade Kyushu, estimam a existência de 24,4 trilhões de partículas de microplásticos nas camadas mais superficiais dos oceanos do mundo, o equivalente a cerca de 30 bilhões de garrafas plásticas de água de meio litro. A revista Science publicou, em 2020, artigo da Dra. Janice Brahney, bioquímica da Universidade Estadual de Utah (EUA), que estimou que 11 bilhões de toneladas de plásticos se acumularão no meio ambiente até 2025. Esta nova tecnologia de incrustação de sementes é amigável ao meio ambiente por estar livre dessas micropartículas.

Nesse tratamento ainda são utilizados organominerais na incrustação, com a tecnologia INCOTEC, porém livres de microplásticos. As sementes da série GOLD GREEN STAR ® colaboram com o produtor rural na busca da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

Outra inovação nesse novo tratamento é a substituição do fungicida químico por um produto biológico, que tem a função fungicida contra Fusarium verticillioides e Macrophomina phaseolina, além de ação nematicida, colaborando no controle de Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines, Meloidogyne incógnita, Meloidogyne javanica e Helicotylenchus dihystera.

As novas sementes são tratadas com Bacillus amyloliquefaciens BV03, que coloniza o sistema radicular das plantas, formando um biofilme protetor nas raízes, impedindo a penetração de nematoides. Produz ainda, compostos voláteis que matam diretamente o nematoide, reduz a capacidade reprodutiva, a mobilidade e a eclosão de ovos. O microrganismo produz substâncias que estimulam o crescimento radicular das plantas, promovem o aumento de pelos radiculares, garantindo maior assimilação de nutrientes e tolerância à seca. O novo tratamento é aplicado em sementes de alta pureza, escarificadas, de alta viabilidade e germinação.

Benefícios
São vários os benefícios oferecidos pelas sementes incrustadas com produtos organominerais livres de microplásticos, pois utiliza tratamento com nematicida biológico e tratamento com fungicida biológico. Proporciona a produção de biofilme nas raízes das plantas que evita a entrada de nematoides, além de compostos voláteis que afetam o ciclo de vidas dos nematoides (afeta a mobilidade, a capacidade reprodutiva e a eclosão de ovos) levando à morte. A produção de substâncias que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, melhoram a tolerância à seca e auxiliando no seu desenvolvimento

As novas sementes série GOLD GREEN STAR ® possuem a bandeira da sustentabilidade e é amigável ao meio ambiente, fatores que são considerados durante a negociação de empréstimos financeiros e no momento da comercialização. E são sementes de alto vigor.

São vários os benefícios oferecidos pelas sementes incrustadas com produtos organominerais livres de microplásticos, pois utiliza tratamento com nematicida biológico e tratamento com fungicida biológico. Proporciona a produção de biofilme nas raízes das plantas que evita a entrada de nematoides, além de compostos voláteis que afetam o ciclo de vidas dos nematoides (afeta a mobilidade, a capacidade reprodutiva e a eclosão de ovos) levando à morte. A produção de substâncias que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, melhoram a tolerância à seca e auxiliando no seu desenvolvimento As novas sementes série GOLD GREEN STAR ® possuem a bandeira da sustentabilidade e é amigável ao meio ambiente, fatores que são considerados durante a negociação de empréstimos financeiros e no momento da comercialização. E são sementes de alto vigor.

Fotos:

As sementes série GOLD GREEN STAR ® utilizam tecnologia inédita, que cumprem com as exigências do rigoroso mercado europeu, que é o tratamento livre de microplástico


As novas sementes são tratadas com Bacillus amyloliquefaciens BVO3, que colonica o sistema radicular das plantas, formando um biofilme protetor nas raízes


As semenetes da série GOLD GREEN STAR ® colaboram com o produtor rural na busca de sustentabilidade e na preservação do meio ambiente


Evento técnico foi realizado na unidade Fabril Matsuda, de Álvares Machado
 

 

,

 

Publicidade

Veja também