Grupos pedalam até Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 14/03/2023
Horário 04:21
Foto: Cedida
Recente visita do grupo de Torturello ao santuário
Recente visita do grupo de Torturello ao santuário

Para mostrar devoção a Santo Expedito, fiéis se utilizam de vários caminhos. Um deles é o pedal, quando, através das bicicletas, procuram mostrar forças físicas para chegarem até o santuário. Um desses grupos tem liderança de Francisco Torturello, do escritório regional de governo de Presidente Prudente, que, juntamente com mais amigos e fiéis se reúnem e em grupos seguem para Santo Expedito.

PRIMEIRA CAPELA
Quem chega a Santo Expedito se depara com uma grande construção que abrigará o santuário, e este não substituirá a igreja matriz, mas servirá como um outro espaço mais amplo. Porém, na história do município, contada no livro “A Fundação da cidade de Santo Expedito”, de autoria de duas moradoras desde a fundação, ainda quando criança, Janete Passos Cavalcante e Valquíria Gomes Patriota.

CONSTRUÇÃO DA CAPELA
Textualmente escreveram: “Havia ainda muitas onças, cobras e outros bichos selvagens. A princípio foi limpa uma faixa de terra de mais ou menos 2 km, contando da casa do seu Quincas até onde mais tarde ergueu-se a primeira capelinha dedicada a Santo Expedito. Ao seu lado havia um coreto, onde uma vez por mês, sempre no domingo, os primeiros moradores se reuniam e, em 15 de agosto de 1946, foi inaugurada a Vila Ciampolini e Braga e a capelinha dedicada a Santo Expedito, tendo como marco primordial o Cruzeiro de madeira e, dali, Santo Expedito abençoava tudo naquele município ponto a ponto”.

PEDIDO
Era tempo de muita fé e para venerar Santo Expedito, cuja imagem foi levada para essa capela pelas mãos da senhora Eulina Ramos Passos, seguida por uma pequena procissão. Ela pediu a Santo Expedito que ajudasse sua família e a todos que viessem morar naquela vila. Ela desejou com muita fé e devoção, segundo relatos.

PRIMEIRO MILAGRE 
Não havia água no local, e os moradores utilizavam apenas de um córrego um pouco distante. O senhor Quincas determinou a perfuração de um poço que, segundo consta, bem fundo. Não havia água e o mesmo foi abandonado. Os moradores rezavam para que esse problema fosse solucionado e, a água chegou por acaso depois de três anos abandonado. Esse foi considerado como o primeiro milagre, mesmo não sendo Santo Expedito declarado padroeiro do pequeno aglomerado de rudes casas.

COMÉRCIO
No dia 19 de abril ou mesmo nas datas próximas, a cidade estará tomada por muitas pessoas, inclusive ambulantes. O comércio de imagens de santos é muito grande com barracas de todos os tamanhos e de pessoas das mais diferentes regiões. A Paróquia de Santo Expedito mantém um posto de comércio na secretaria paroquial, onde são encontradas imagem de todos os tamanhos, quando essas mesmas imagens, porém com qualidade duvidosa, são vendidas. Os organizadores da festa religiosa alegam que todas as imagens e objetos de piedade colocados à disposição dos fiéis e devotos são abençoadas pelo padre Umberto, o mesmo não acontece com as que foram adquiridas no comércio ambulante.

MILAGRE
Maria de Fátima, de Pirapozinho, comunicando a esta coluna que sua filha mais nova é casada, porém, não conseguia engravidar por problemas já aceitos por ela e pela família, após ouvirem conclusões de médicos. Tanto ela quanto o marido desejavam um filho para completar a alegria do casal. Não ficaram tristes e muito menos chateados, mas, durante um mês, pediam a intercessão de Santo Expedito, já que tinham lido publicações nesta coluna sobre alguns pedidos ao santo, transformados em milagres. O casal resolveu vir visitar o santuário que não conhecia e não esquecendo do seu intento de ter um filho. No dia 19 de fevereiro tudo estava pronto para vir a Santo Expedito, quando duas horas antes da partida, o casal foi procurado por uma conhecida de que uma jovem, solteira, estava grávida e naquele dia veio ao mundo um robusto garoto, alegando que a família não teria condições de criar e oferecendo para que esta adotasse a criança. O marido mais que depressa aceitou e, assim, chegou ao mundo o pequeno Expedito, nome dado em honra ao santo que proporcionou a alegria do casal.

FÉ EM TROVAS
Rezo e oro todos os dias
E com fé me preparando
Pois 19 de abril
É um dia que vem chegando
                                           (José Costa)

Publicidade

Veja também