Guerra

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: o Irã está irado e iracundo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/06/2025
Horário 05:30

Hitler e Nero podem ser considerados pintos de galinha garnisé se forem comparados a Netanyahu, Trump e outros serial killers que governam boa parte da humanidade. Esses trastes são chamados de primeiros-ministros ou de presifakes, quer dizer, presidentes.
Como vocês acompanham o noticiário, já perceberam que a guerra Irã vs Israel está cada vez mais sangrenta. Quem vai parar isso? Só Deus sabe. Parece que entre os governantes não há mais racionalidade e muito menos diplomacia. A diplomacia foi pro espaço. 
Não se respeita nada. ONU, OEA, OMS e outros organismos internacionais são solenemente ignorados pelos valentões.
Cidades dos dois países, incluindo Tel Aviv e Teerã, ardem em chamas. Mortos e feridos? Ninguém sabe com exatidão o total de vítimas.
O principal motivo da guerra - ou a desculpa de sempre - é a decisão do Irã de enriquecer urânio para obter energia num país que é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Se o Irã, acuado, fechar o estreito de Ormuz o barril de petróleo vai custar mais de 500 dólares. Gasolina, no Brasil, pode custar 15 R$ ou até mais do que isso.
Israel e EUA não aceitam e acham que o país persa quer construir a sua bomba atômica. E daí, cara pálida? Israel tem ao menos 100 bombas nucleares. Paquistão, Casaquistão e Índia também possuem arsenais nucleares. Aliás, o Paquistão disse que o Irã é "irmão muçulmano" e a Arábia Saudita estaria inclinada a dar uma forcinha pro Irã nessa encrenca com Israel.
O Irã acolheu judeus durante a Segunda Guerra Mundial e, como conversa puxa conversa, como explicou Machado de Assis, lembro que há mais de 40 mil judeus no Irã. Apenas em Teerã existem 250 sinagogas. Cabe a pergunta: com a guerra como fica a situação dos judeus iranianos?
A convivência deles com os iranianos muçulmanos sempre foi amistosa. Detalhe: os judeus estão no Irã há mais de 13 séculos. Confesso que nem sei mais o que dizer. Torço pela paz, que o bom senso prevaleça e que vozes racionais sejam ouvidas antes que vá tudo pro vinagre e outros condimentos.

DROPS

Terra, belo planeta que lunáticos querem destruir.

Casamento: o que Deus uniu o salário baixo não separe.

Classificado: vende-se piano por falta de carregador.

Os grandes meios de comunicação foram inventados quando ninguém tinha mais nada para dizer.
(Millôr Fernandes)

Publicidade

Veja também