Guri: um projeto que ensina e transforma!

EDITORIAL -

Data 21/05/2022
Horário 04:15

Quando foi criado pelo governo de São Paulo, em 1995, o Projeto Guri tinha como objetivo promover a educação musical e a prática coletiva de música entre seus alunos. Começou aos pouquinhos, com a oferta de alguns cursos - os instrumentos mais conhecidos - em poucas cidades do Estado. Hoje, são 384 polos de ensino, sendo mais de 30 deles apenas na região de Presidente Prudente que, com todo o trabalho desenvolvido durante o ano, conseguem além de resgatar a cidadania de crianças e jovens, descobrir novos talentos e atuar na prevenção da violência.
Nesta semana, O Imparcial divulgou que ainda existem vagas para cursos no oeste paulista. A matrícula pode ser feita até o dia 31 deste mês, diretamente no pólo de ensino, não sendo necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical.
O projeto, presente atualmente em 282 cidades, oferece cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos, disponibilizando todo o material necessário. Basta estar matriculado em qualquer instituição de ensino, seja ela da rede pública ou particular. Com as aulas, mais do que aprender um instrumento, os pequenos vão ter a oportunidade de se distrair, fazer amizades, sair um pouco das ruas e dos eletrônicos e, até mesmo, descobrir um dom ou talento que não sabia que tinha.
Só por estarem juntos, os alunos já aprendem uma série de questões sobre valores humanos, como socialização, respeito às diferenças, disciplina e inclusão. 
Uma das características importantes do Guri, por exemplo, e que poucas pessoas sabem, é que, embora sua atuação se concentre em regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o programa não é exclusivo para famílias de baixa renda. Qualquer criança ou adolescente que queira participar das aulas é bem recebido, permitindo que pessoas de diferentes raças ou classes sociais se interajam e estudem juntas. Meninos e meninas que antes eram discriminados pela sociedade passaram a se apresentar ao público e serem aplaudidos.
Novidades sempre aparecem no Guri e são divulgadas por aqui. Elas têm feito a iniciativa crescer, em termos de vagas oferecidas, alunos matriculados e cursos disponibilizados, contribuindo consequentemente também, para a ampliação do atendimento social e pedagógico dos participantes. Parabéns Guri pela oportunidade dada e pelo ótimo trabalho desempenhado: o de transformar vidas!


 

Publicidade

Veja também