Atual 28º colocado no rankingda Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e sexto na versão da Federação Paulista (FPT), ambos na categoria infanto-juvenil, 16 anos masculino A, Gustavo de Oliveira Cruz, do Tênis Clube/Semepp, encara entre hoje e domingo, em Curitiba (PR), a quinta etapa do Circuito Nacional Correios. O torneio, que estreou em 21 deste mês, ocorre no Clube Curitibano, com a participação de cerca de 300 competidores divididos em oito categorias no masculino e feminino. Na ocasião, além de enfrentar as disputas no individual, o prudentino enfrenta também o torneio de duplas, com parceiro ainda indefinido.
Tenista, que defende o Tênis Clube/Semepp, compete na categoria infanto-juvenil, 16 anos A
A etapa paranaense é a quinta de seis, que já passaram por Natal (RN), São José do Rio Preto (SP), Manaus (AM) e Brasília (DF), além da Copa das Federações, que neste ano será realizada no mês de novembro, com local e data ainda indefinidos. Dentre as fases já realizadas, Cruz participou apenas de uma delas, a de Rio Preto, disputada entre 18 e 26 de maio. Na oportunidade, foi eliminado tanto no individual quanto em duplas.
O torneio é realizado pela CBT pelo terceiro ano consecutivo e foi dividido em duas chaves. A G1, que ocorreu entre 21 e 25 deste mês, com a participação dos inscritos com pior ranqueamento na entidade. E a GA, que é formada pelos jogadores mais bem colocados na lista da categoria. Em nome da equipe do Tênis Clube/Semepp, o prudentino irá atuar pela GA, na infanto-juvenil, 16 anos masculino A, que conta com a participação de 24 tenistas que se enfrentam em formato eliminatório até domingo.
O primeiro compromisso de Cruz na etapa já está marcado. Será na tarde de hoje ante o carioca Élio José Ribeiro Lago, 39º no ranking da confederação com 333,25 pontos. De acordo com o pai e treinador do tenista, Gilmar Cruz, está será a primeira vez que seu rebento jogará com Lago.
Ainda assim, o pai/treinador acredita em vitória, mas vê no segundo jogo o desafio mais difícil contra o paulistano Guilherme Scarpelli. "Contra o primeiro desafiante o Gustavo nunca jogou, mas acredito que ele não terá muita dificuldade. O segundo jogo será complicado, mas se ele ganhar as chances de chegar até a final são grandes", pontua.
Parou na semi
Em meio a uma maratona de competições, o prudentino disputou entre 20 e 22 deste mês, no Harmonia Tênis Clube (HTC), em São José do Rio Preto, a 2ª etapa do Circuito Infanto-juvenil da FPT. A competição reuniu atletas com idades entre 10 e 18 anos, que foram divididos em 24 categorias distintas.
Gustavo Cruz fez sua estreia com vitória ante Breno Henrique Simonato Pereira por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2. O segundo duelo foi disputado contra Gabriel Vicentini Bugiga. A partida ficou em 2 a 0 para Cruz, com duplo 6/2. Já no confronto semifinal, o tenista do Tênis Clube/Semepp foi eliminado por Guilherme de Freitas Coco por 2 a 1. Os números ficaram em 1/6, 7/5 e 10/3 para Coco.
Depois do torneio de Curitiba, o jovem tenista emenda com a Copa Londrina de Juniores, que será realizada no Country Club da cidade. A competição começa em 30 deste mês e segue até 5 de outubro, com a supervisão da CBT e da Confederação Sul-Americana (Cosat) e vale pontos para os rankings das duas entidades.