Há dois anos, moradores solicitam Construção de unidade de saúde

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 14/01/2018
Horário 13:53

A ausência de uma unidade de saúde no Jardim Colina, em Presidente Prudente, tem incomodado os moradores que precisam se deslocar por cerca três a cinco quilômetros para ter um atendimento médico nas UBSs (Unidades Básica de Saúde) do Parque Cedral e Jardim Santana. O bairro é localizado próximo ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, porém o fato só aumenta as reclamações, pois a unidade atende apenas casos de média e alta complexidade, ou seja, urgências e emergências.

No entanto, o pedido por uma unidade de saúde no bairro não é algo recente. Em 2015, este diário registrou as mesmas queixas e pedidos dos moradores em relação à saúde. Na ocasião, a municipalidade se pronunciou dizendo que já havia um processo para a construção de uma ESF (Estratégia Saúde da Família) no local. Contudo, após dois anos, é visível que não há nem indícios para começarem a solucionar este problema.

Em relação aos novos questionamentos apresentados, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) afirma ter conhecimento da necessidade da instalação de uma UBS no local, mas não comentou sobre a demora na realização da obra. Para tanto, declara que a Prefeitura busca recursos junto ao governo federal e estadual para viabilizar a obra, que visa atender não apenas os moradores do Jardim Colina, mas toda adjacência.

“Enquanto a unidade não é construída, a pasta orienta os moradores a buscarem atendimento nas UBSs mais próximas. Nos casos de urgência e emergência, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta”, indica.

 

Os pedidos se repetem

Com 92 anos, o aposentado José Savalio Aparicio precisa de um acompanhamento médico como forma de prevenção e, para isso, se dirige até a UBS no Parque Cedral, ou então, atravessa a cidade até a UPA do Ana Jacinta. Conta que mora no Jardim Colina há 17 anos e acompanhou a evolução do bairro em relação às moradias e a vizinhança, mas diz que a saúde é um ponto que deixa a desejar. “Nessa idade preciso de um atendimento mais próximo, mandam para lugares muito longe”, declara.

Tendo diabetes e pressão alta, a cada três meses o aposentado Alcides Brustelo, 82 anos, precisa ir até um posto de saúde. Para isso, acaba realizando o tratamento na unidade do Parque Cedral, onde faz o teste de glicemia e afere a pressão. “É um desconforto, porque toda vez eu preciso ir de ônibus. Seria melhor se fosse mais perto”, opina.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de Implantação: 1976

Área Loteamento: 73.094 m²

Área Verde: 7.986 m²

Quadras: 13

Construções: 155

Terrenos baldios: 9

Área Institucional: 3.680 m²

População estimada: Aproximadamente mil habitantes

Fonte: Secom (Secretaria de Comunicação)

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

Publicidade

Veja também