Há risco de vendaval e tempestades na região nos próximos dias

Conforme o professor de Agrometeorologia da Unoeste, Alexandrius, ventania e chuva na madrugada de ontem já era prevista

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 15/10/2021
Horário 07:15
Foto: Unoeste
Segundo o professor, na imagem as áreas em vermelho indicam maior volume de chuva
Segundo o professor, na imagem as áreas em vermelho indicam maior volume de chuva

Muitos foram surpreendidos pela ventania e chuva na madrugada para amanhecer de ontem. Pois na noite de quarta para quinta-feira como dizem: “o céu estava limpinho, estrelado e com uma lua reluzente”. Mas, para o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, este dia chuvoso com ventos razoavelmente fortes já estava previsto há vários dias.
“Os modelos de previsão indicavam a entrada dessa frente fria na região a partir desta quinta-feira [14]. Há previsão de chuva até domingo, com volume variando de 50 a 80 mm [milímetros]. Os maiores volumes estão previstos para hoje [15]. Também há o risco de ventos fortes e tempestades na região nos próximos dias”, expõe. 
O professor menciona que não há previsão de chuva para segunda-feira, e novas chuvas estão previstas para ocorrer entre os dias 24 e 27 do mês corrente. 
As temperaturas devem ficar mais baixas também com máximas próximas a 27°C e as mínimas próximas a 18 °C.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emite alerta de chuvas intensas, acumulados elevados, com riscos de deslizamentos, para os próximos dias em todo o Estado de São Paulo. A previsão é válida de hoje até terça-feira (19). Conforme o órgão, a região de Presidente Prudente figura entre as mais vulneráveis. Diante disso, medidas preventivas devem ser tomadas pela população: 
– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho;
– Nunca atravesse uma via com água ou lama de deslizamento fluindo;
– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Veja também