Heróis do campo: como agricultores de quatro países têm combatido emissões de carbono

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 20/11/2025
Horário 05:02
Propriedades de África do Sul, Brasil, Estados Unidos e Índia são exemplos globais de sustentabilidade
Propriedades de África do Sul, Brasil, Estados Unidos e Índia são exemplos globais de sustentabilidade

Fotos – Divulgação/Texto Comunicação


Valter José Potter, após 50 anos de experiência, transformou sua estância em referência em sustentabilidade
 


No campo, existem heróis desconhecidos que estão reimaginando a sustentabilidade e transformando a terra em uma aliada da Terra. Eles capturam carbono, reduzem emissões de poluentes e provam que a agricultura pode ser – e efetivamente tem sido – parte da solução climática. Essas práticas de mitigação de gases do efeito estufa (GEE) são essenciais para frear o aquecimento global, proteger solos e conservar recursos naturais. 
Por isso, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), a UPL – fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis – decidiu compartilhar essas experiências por meio da campanha #AFarmerCan, ou, em português, “um agricultor pode”.
Experiência 
Um agricultor pode, por exemplo, ajudar a produzir um vinho que captura mais carbono do que emite. Esse é o caso de Valter José Potter, que após mais de 50 anos de experiência, transformou sua estância no Rio Grande do Sul (Brasil), numa referência em sustentabilidade. 
Mais de 20% das terras são reservas naturais, há prática de agricultura regenerativa e a vinícola funciona 100% com energia solar – sendo a primeira propriedade da América Latina a alcançar esse feito. 
O inventário da propriedade comprova que seus vinhos são de emissão negativa de carbono e demonstra que é possível produzir alimentos de forma sustentável, tornando cada hectare parte da solução climática.
Pelo mundo 
Pequenos e grandes produtores ao redor do mundo vêm mostrando que o uso inteligente da água e do solo é uma poderosa ferramenta de mitigação. (Por Rafael Iglesias, da Texto Comunicação Corporativa)
Confira na íntegra: www.norteagropecuario.com.br 

O que o agro tem feito 
Rogério Melo, consultor de sustentabilidade da UPL Brasil, diz: “GEE é um tema central na COP30. E, nessas discussões, queremos mostrar o que o agronegócio já tem feito, de forma positiva e proativa, para cuidar do futuro do planeta. As mudanças climáticas impactam diretamente a produtividade e rentabilidade dos agricultores. A redução da produtividade resulta em menos alimentos para a população. Portanto, não basta que a agricultura seja sustentável hoje: é fundamental manter esse processo de evolução contínua. E as tecnologias desenvolvidas pela UPL, usadas por todos os protagonistas da campanha, mostram como é possível unir inovação, produtividade e cuidado com o clima no dia a dia do campo”.
 

Heróis da Agrosfera
Durante toda a COP30, a UPL apresenta a Agrosfera, seu espaço exclusivo na AgriZone – área do evento criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No local, a UPL mostra aos visitantes sua campanha global #AFarmerCan, que dá visibilidade a histórias reais de agricultores que estão transformando a agricultura em uma força positiva para o planeta com inovação e compromisso ambiental. Esses produtores mostram que é possível reduzir emissões de carbono, regenerar solos, conservar água e proteger a biodiversidade, inspirando o mundo a reconhecer que, se um agricultor pode, toda a sociedade também pode. 

Publicidade

Veja também