Hidratação e calor

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/11/2023
Horário 05:11

Calor...muito calor!! Tem sido dias intensos e muito quentes mesmo. Ventilador e ar-condicionado têm sido companheiros frequentes. Temperaturas que estão nos 40ºC e a sensação térmica é maior que isso. Há pesquisas que mostram que há mais de cem anos não se fazia tanto calor.

Como noticiado, o calor intenso, que começou na última semana, ganha força nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, no feriado desta quarta-feira, quando é lembrada a Proclamação da República, Presidente Prudente pode ter máximas entre 39°C e 40°C. O Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) explica que um sistema de alta pressão atua na região promovendo o tempo seco e temperaturas elevadas.

Os principais modelos indicam que as máximas de até 40°C devem continuar até sábado, quando as temperaturas começam a cair em função da chegada de uma frente fria, que deve trazer chuvas para a região. 

É extremamente importante ter os cuidados redobrados com a ingestão de líquidos e a exposição ao sol. Neste período, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. É essencial fazer refeições leves e de fácil digestão, incluindo legumes, vegetais e frutas que contenham bastante água em sua composição, pois ajudam na hidratação. Outro cuidado é usar roupas frescas, de cores claras e tecidos respiráveis.

Realmente, as temperaturas estão muito elevadas e é necessário um olhar especial para estes dias. Bebam água, muita água. Cuidem das crianças, dos idosos e dos animais domésticos. Abra as janelas durante a noite para ventilação. Evite a exposição direta ao sol. Se cuidem.

Publicidade

Veja também