Higienização das mãos deve ser constante

Conforme o infectologista André Pirajá, aparecimento de um novo vírus não altera a forma de higienizar e se prevenir contra doenças, uma vez que a limpeza precisa ser uma “rotina enfática”

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 03/03/2020
Horário 05:12
Arquivo pessoal - Infectologista fala sobre importância da higienização das mãos
Arquivo pessoal - Infectologista fala sobre importância da higienização das mãos

Com a confirmação de dois casos em brasileiros do novo coronavírus, o Covid-19, e agora um caso suspeito em Presidente Prudente desde ontem, uma das maiores preocupações da população gira em torno da prevenção contra a doença. Pensando nisso e como forma de esclarecimento, o infectologista André Pirajá enfatiza e orienta que a higienização, principalmente das mãos, não deve ser alterada com o novo cenário, uma vez que ela precisa ser constante e fazer parte de uma “rotina enfática”.

Com isso, o especialista busca dizer que a higienização das mãos é algo que necessita ser uma preocupação das pessoas diariamente e desde sempre. Por isso, “não há necessidade de comprar álcool em gel em excesso e nem se preocupar com o uso de máscaras”, ainda de acordo com ele. “Não há nenhuma recomendação a mais, a não ser lavar as mãos com frequência, fazer o uso normal do álcool em gel e proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar”, frisa.

À reportagem, o infectologista ainda lembra que a situação se torna ainda menos preocupante na região por dois pontos: “primeiro, o vírus não circula no Brasil, uma vez que os dois casos positivos são importados”, de pessoas que viajaram à Itália - área endêmica. E segundo, o cenário de Prudente é referente a uma jovem de 21 anos, que se trata de um caso suspeito, que é diferente de provável. “Não há motivo para alarde”, esclarece.

PROVÁVEL

x SUSPEITO

Caso suspeito e caso provável são coisas diferentes. Na primeira situação, o Mistério da Saúde lembra que se trata da ocasião no qual a pessoa apresenta os sintomas do novo corona, como febre e dificuldade para respirar, mas não teve contato direto com alguém que foi diagnosticado com a doença. Isto é, alguém que é apenas clinicamente compatível.

E provável, por sua vez, é a designação direcionada àquele individuo que também possui os sintomas, teve aproximação direta com alguém infectado ou viajou nos últimos 14 dias para países em que o Covid-19 está em circulação e transmissão ativa do vírus, como por exemplo, China, França, Itália e Irã. Na verdade, o Ministério da Saúde trata dessa forma 15 países, além da federação chinesa.

PAÍSES MONITORADOS PELA OMS*

Atualmente, 15 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além do país chinês, nos últimos 14 dias.

Fonte: Ministério da Saúde

* com transmissão ativa

Publicidade

Veja também