Ao menos 30 mil moradores de Presidente Prudente sofrem de hipertensão. Eles representam 15% dos aproximados 210 mil habitantes do município, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é da gerente das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marta Pereira, a qual reforça que o cenário "é grave", uma vez que muitas pessoas podem desconhecer a presença da pressão arterial alta, e se tornam suscetíveis a complicações. Em alguns casos, segundo a cardiologista Margaret Assad Cavalcante, de Prudente, os resultados podem ser fatais. Para chamar a atenção para esse mal, é comemorado no 26 de maio o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que será lembrado na cidade com uma série de atendimentos nas quatro principais unidades de Pronto Atendimentos (PA). As atividades marcam também o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma deve aferir pressão
As unidades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, da Cohab e dos jardins Guanabara e Santana, estarão abertas, das 7h às 12h, no dia 26. Haverá médico para consultar os pacientes que apresentarem pressão arterial alterada e, se necessário, solicitar exames laboratoriais. Além disso, serão realizados testes de glicemia - nível de açúcar no sangue -, haverá cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) – análise do peso x altura do paciente -, além de testes rápidos de HIV e sífilis. Os participantes poderão, também, conferir palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alimentação saudável, principal medida para se evitar a hipertensão.
Quem for realizar o teste de glicemia precisa estar em jejum por, pelo menos, duas horas antes do exame. "Todos os examinados poderão tomar um café da manhã depois dos testes realizados", completa Pereira.
Doença silenciosa
"A grande maioria das pessoas que possui hipertensão não apresenta nenhum sintoma, por isso, é tão importante que todos realizem os exames", explica a médica. "Os principais problemas da hipertensão são as complicações associadas a ela, como derrames, alterações nos olhos, infartos, problemas nos rins, entre outros", destaca a especialista, que também é professora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Os principais cuidados para se evitar o problema, segundo ela, são a ingestão de pouco sal e uma dieta com muitas frutas, verduras e legumes. A prática de exercícios físicos também é recomendada. Tabaco e álcool também elevam a pressão arterial. "Quem já possui a doença deve ficar atento para manter a medicação recomendada, mesmo quando os efeitos parecem ter desaparecido", completa a cardiologista.
SERVIÇO
UNIDADES
Confira os locais onde ocorrerão as atividades no dia 26 de maio
Pronto Atendimento Ana Jacinta
Endereço: Avenida José Zerial, s/n°
Telefone: 3909-5000
Pronto Atendimento Jardim Guanabara
Endereço: Rua Alberto Marochio, 93
Telefone: 3905-4155
Pronto Atendimento Jardim Santana
Endereço: Rua Alberto Artoni, 190
Telefone: 3916-1042
Pronto Atendimento Cohab
Endereço: Avenida Ana Jacinta, 1245
Telefone: 3906-1403
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde