Historiador analisa trajetória nos 127 anos da República

Para Jayro Melo, abandono de ex-escravos após monarquia afeta as relações sociais e políticas brasileiras até os dias de hoje

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 15/11/2016
Horário 07:17
 

"A República foi um processo de passagem da monarquia para um regime representativo diferente, com a troca de um monarca por um presidente eleito no comando do país. Mas, diferente da mudança de regime em outros países, o Brasil não teve grandes alterações na sociedade, exceto com relação à escravidão", relata Jayro Melo, livre docente aposentado na área de história e historiografia, pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), ao analisar a atual conjuntura política e social do país, que comemora hoje 127 anos da Proclamação da República Brasileira, promulgada no dia 15 de novembro de 1889.

Jornal O Imparcial "Proclamação da República" retratada em óleo sobre tela pelas mãos de Benedito Calixto (1853-1927)

"Com a abolição da escravidão, os ex-escravos sofreram com uma situação de abandono total e não conseguiram se encaixar no mercado de trabalho", explica o professor. "Isso reflete até hoje, com grande parte da população ainda convivendo com o trabalho informal, não qualificado e com o sub-emprego, o que mantém a dificuldade de inclusão", completa.

Ainda segundo o pesquisador, os momentos de turbulência vividos atualmente pela sociedade brasileira são conflitos inevitáveis em nossa sociedade. "Desde a instauração da democracia, após as ‘Diretas Já’, houve um racha na sociedade brasileira, entre determinados setores da elite e os trabalhadores, que ainda é reflexo da manutenção do poder nas mãos dos mesmos personagens desde a Proclamação da República e da exclusão social após a libertação dos escravos, que são questões que continuam permeando a sociedade brasileira", detalha o professor.

 

Instituições republicanas

"Não acho que é o fim do mundo, mas sim o começo de uma nova era nas políticas brasileiras". Essa é a posição de Jayro a respeito do atual – e turbulento – momento pelo qual passa a política no país. "Este momento, com todos esses fatos que estão ocorrendo, com envolvimento não só do PT , mas de todos os partidos, mostra que as instituições republicanas estão funcionando melhor do que antes", opina o historiador.

"Hoje, o que observamos é um processo de ruptura lenta e traumática com essa forma de fazer política, não só a tradicional, mas também aquela política dentro de nossas casas", explica Jayro, destacando a importância de ações contra a corrupção, além do afastamento e até mesmo prisão de políticos e ainda mudanças como a trazida pela Lei Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher e outras regras em defesa de minorias. "São processos positivos que fazem valer as instituições brasileiras", conclui.

 

 
Publicidade

Veja também