Histórias da Nana estreia hoje Bikeoteca na Praça 

Grupo começa pela Igreja São Pedro, levando livros, show, palhaçaria e contação de histórias para crianças e adultos abertos a novas experiências

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/09/2022
Horário 07:40
Foto: Tiago Munhoz
Bikeoteca tem à disposição do público mais de 300 títulos
Bikeoteca tem à disposição do público mais de 300 títulos

O grupo Histórias da Nana estreia mais um projeto que promete encher os ouvidos e os olhinhos das crianças de expectativa, atenção e curiosidades! Entre este 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil e 18 deste mês, praças de três regiões de Presidente Prudente receberão a Bikeoteca na Praça, um projeto que com uma programação repleta de atividades, levará livros, mediação de leitura, show musical, espetáculo circense, palhaçaria e muita contação de histórias para alegrar dos pequeninos aos adultos abertos a novas experiências! A estreia na praça da Igreja São Pedro, na zona leste, ocorre hoje, a partir das 16h. (Veja programação completa no box da matéria)
De acordo com Ana Paula Carneiro, idealizadora do projeto, a Bikeoteca é uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros, com mais de 300 títulos destinados às pessoas de todas as idades. 
“O objetivo é contribuir com a formação de leitores em espaços públicos da cidade, ofertando práticas literárias diversas, com várias ações, como a música, o teatro, o circo e a contação de histórias, que são elementos que estarão à disposição da população gratuitamente visando fomentar a prática da leitura”, expõe.

O PROJETO PROMETE DAR VIDA ÀS PRAÇAS POR ONDE PASSAR, COM PESSOAS LENDO, IMAGINANDO, CONTANDO, CANTANDO E OUVINDO HISTÓRIAS

Ela menciona que os locais escolhidos têm como características a distância do centro da cidade, alta densidade populacional e pouco ou nenhum acesso às ações culturais. Além da praça da Igreja São Pedro, estão na rota da bike os bairros Conjunto Habitacional João Domingos Netto e o distrito de Ameliópolis. Cada local irá receber dois dias de programação. A proposta de repetir os locais vem com o intuito de criar laços com as pessoas e colaborar ainda mais com a formação de público e de leitores. O foco é acessar as pessoas que já tenham o hábito e gostam de ler, mas principalmente buscar despertar o interesse dessa prática naqueles que possuem poucas oportunidades de acesso ao objeto livro, a fim de que tenham experiências significativas com a leitura.

Cativar e despertar

Segundo Ana Paula, o Bikeoteca na Praça tem também como foco a ocupação dos espaços públicos pela arte para que possam cumprir sua função social da troca, do encontro e da convivência. O projeto promete dar vida às praças por onde passar, com pessoas lendo, imaginando, contando, cantando e ouvindo histórias. 
Ana Paula Carneiro, que é contadora de histórias, pesquisadora, doutoranda na área de literatura e educação, diz que a possibilidade de formarem-se leitores autônomos, críticos, proficientes, perpassa pelo direito ao acesso ao livro para a formação integral e para a cidadania. Segundo ela, a realidade brasileira é de grandes dificuldades para a formação de leitores, principalmente em um momento pandêmico como esse em que estamos vivendo.
“Não basta que se ofereçam livros, essas ações precisam ser mediadas. É no momento de troca e do compartilhamento das experiências com o livro que cativamos e despertamos os novos leitores. Lemos muitas vezes um livro pelas indicações e propagandas do outro”, salienta a pesquisadora.

AGENDA - BIKEOTECA NA PRAÇA
Dia 7 de setembro - Praça da Igreja São Pedro
Dia 10 de setembro – Praça do Wi-Fi – João Domingos Netto
Dia 11 de setembro – Praça da Matriz - distrito de Ameliópolis
Das 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca
Às 18h – Palhaçada em família
Às 19h – Histórias da Nana – “As aventuras de Malasartes”

 
Dia 14 de setembro - Praça da Igreja São Pedro
Dia 17 de setembro – Praça do Wi-Fi – João Domingos Netto
Dia 18 de setembro – Praça da Matriz - distrito de Ameliópolis
Das 16h às 18h – Mediação de leitura Bikeoteca
Às 18h – Histórias da Nana – “O Rei que ficou cego”
Às 19h – Grupo Taquitá


 




 

Publicidade

Veja também