Homenagem

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 19/08/2021
Horário 03:33

Na terça-feira, Idalina Maria dos Santos foi homenageada no gabinete do prefeito Mazinho, de Irapuru, por seus trabalhos em favor da cultura da cidade. Todos os anos no mês de junho ou julho ela promove a já tradicional “Festa da Idalina”, que já chega na sua 25ª versão. “Pessoa humilde, que mesmo com pouca cultura, faz muito mais que muitas outras”, afirma o vereador e músico Tony Carlos, autor da proposta e que por todo esse tempo abrilhanta as festas como voluntário. 

Foto: Cedida

coluna josé costa presidente prudente

Idalina quando da sua homenagem

Como faz
Para realizar as festas juninas que acontecia em frente à sua casa, um trecho da Avenida Euclides da Cunha era impedido e ela buscava cooperação da comunidade, para atender cerca de 2 mil pessoas que compareciam ao evento, que é totalmente gratuito, servindo quentão, pipoca, amendoim e outros pratos da época. Ela sempre recebe apoio, pois mesmo sendo uma pessoa simples e de poucos recursos, tem muito respeito na cidade.

Pandemia
As duas últimas festas promovidas por ela foram através de lives, o que a deixou um pouco triste, pois para atender as determinações das autoridades da saúde, teria que evitar as aglomerações. Mas as lives as alegraram, pois neste ano cerca de 7 mil pessoas curtiram o evento: são irapuruenses e amigos de todo o país. Com seus 80 anos, já bastante frágil, ela espera poder ver uma outra versão da festa, logo após a pandemia.

Imposto de renda da amizade
A Prefeitura de Lucélia, por meio da Secretaria da Assistência Social, juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMI (Conselho Municipal do Idoso), lançou a campanha “Imposto de Renda da Amizade”. Em reunião realizada para apresentação da logomarca, participaram contabilistas do município, que também apadrinham a ação. O nome escolhido foi em referência ao título de “Capital da Amizade” dado ao município de Lucélia.

Como será
A campanha visa destinar recursos por meio de declarações de imposto de renda e repassados diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso, geridos pelo colegiado do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal do Idoso. "O potencial de doação para o município de Lucélia, segundo as informações do Fundo para Infância e Adolescência, é de R$ 445.588,63 ao ano. Precisamos trabalhar junto à sociedade para que possamos atingir este potencial de arrecadação”, citou a secretária de Assistência Social, Paula Lago. “Cabe ressaltar que não se trata de doação, mas sim de destinação de parte do imposto de renda que seria pago à Receita Federal [uma cota de até 6% em caso de pessoas físicas que fizerem a destinação na declaração anual do imposto]”.

Concurso presencial
Prefeitura de Rinópolis definiu a data de aplicação das provas escrita e de títulos do Concurso 01/2021 para o dia 29, que será presencial, com uma série de observações. Uma das regras, que segue o Decreto Estadual 64.959 de 4 de maio de 2020, é a utilização obrigatória de máscara de proteção facial. “Não será permitida a entrada e nem a permanência no prédio sem máscara”, afirma a Prefeitura. O candidato que estiver com temperatura acima de 37,6ºC será eliminado do certame. Também, o concorrente não deverá comparecer ao local de prova se estiver com sintomas de Covid-19 ou se teve contato com alguém positivado ou suspeito para a doença. “Será excluído do certame o candidato que não cumprir as medidas sanitárias adotadas para a prevenção do contágio da Covid-19”, ressalta a administração municipal.

Filosofando em trovas
O saber é a riqueza
Que se tem por toda vida,
É a coisa deste mundo
Que nunca é esquecida.
(José Costa)

Publicidade

Veja também