Homenagens marcam Dia de Finados em Prudente

Estimativa é de que 18 mil pessoas tenham passado por um dos cemitérios da cidade na data de ontem; missa presidida pelo bispo diocesano homenageou policiais que morreram no cumprimento do dever

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/11/2021
Horário 13:36
Foto: Weverson Nascimento
Bispo dom Benedito presidiu primeira missa neste Dia de Finados
Bispo dom Benedito presidiu primeira missa neste Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado anualmente em 2 de novembro, tem como objetivo relembrar aqueles que partiram desta vida, no ponto de vista espiritual. O costume de orar pelos mortos é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs. Aos que visitam o cemitério e rezam pelos mortos, inclusive, a igreja concede indulgência plenária. Em Presidente Prudente, no Cemitério Municipal São João Batista e no Cemitério Municipal Campal, a estimativa é de que 18 mil pessoas tenham passado por uma das unidades, conforme a administração. 
Hoje cedo, a primeira missa foi presidida pelo bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos. “Nesta manhã, estamos fazendo um ato de fé reconhecendo que Cristo salvou todos e derramou seu sangue por aqueles que, ao deixarem este mundo, tinham cicatrizes na alma. Que Deus os acolha na glória celeste, e ao serem acolhidos no céu, sejam nossos intercessores junto a Cristo”, pontuou. 
A ocasião solene de fé também homenageou os policiais que morreram no cumprimento do dever. 

Fotos: Weverson Nascimento

homenagens marcam dia de finados em presidente prudente

Dom Benedito presidiu primeira missa, quando policiais que morreram no cumprimento do dever foram homenageados

homenagens marcam dia de finados em presidente prudente

Homenagem de policiais aos colegas que deixaram este plano

Momento de saudade

Como é de costume, por toda parte diversas pessoas se reuniam ao redor dos túmulos de familiares e amigos com a intenção de rezar e recordar das lembranças que fazem falta no dia a dia. Entre os visitantes, a reportagem encontrou uma família bem unida e com um só propósito: relembrar aqueles que já não vivem mais neste plano. A estudante Yngrid Sevilha, 17 anos, conta que seguiu até o Cemitério Municipal São João Batista com os pais, pois acha importante relembrar seus antepassados. “É uma visita especial regada de muita gratidão por tudo que fizeram”, pontua.

Foto: Weverson Nascimento

homenagens marcam dia de finados em presidente prudente

Yngrid seguiu até o Cemitério Municipal São João Batista com os pais

Quem também seguiu ao cemitério ao lado dos familiares foi Cícera Maria Santos, 59 anos. “É um dia de muita saudade”, destacou à reportagem. “Essas pessoas deixaram marcas em nossas vidas”, acrescentou.

Foto: Weverson Nascimento

homenagens marcam dia de finados em presidente prudente

Cícera Maria: “É um dia de muita saudade”

O aposentado João Porfirio de Oliveira, 80 anos, também seguiu até a necrópole para relembrar e agradecer seus familiares. “No jazigo da família temos 20 pessoas que já partiram. Então, eu venho todos os anos aqui para celebrar este momento de saudade”, detalha.

Foto: Weverson Nascimento

homenagens marcam dia dos finados em presidente prudente

João Porfirio foi à necrópole relembrar seus familiares

Solidariedade aos visitantes

Neste Dia de Finados, o Grupo Athia esteve presente nos cemitérios São João Batista e Campal, em Presidente Prudente, e no Cemitério Municipal de Pirapozinho, levando solidariedade e apoio aos visitantes. 
Em todos esses locais, o público pôde contar com espaços-conforto-tendas com bancos para um repouso à sombra, que também foram pontos de distribuição de água gelada, frascos individuais de álcool em gel e rosas. Ao longo do dia, houve apresentações de uma violinista, sendo a música instrumental mais uma forma delicada da empresa homenagear os que partiram e confortar as famílias. 
Neste ano, a empresa fez uma homenagem aos que faleceram vítimas da Covid-19 na região. Em memória deles, e num gesto de carinho aos seus familiares, o Grupo Athia promoveu a soltura de centenas de balões brancos após a missa da manhã, no Cemitério Municipal São João Batista. 

Foto: AI Athia

homenagens marcam dia de finados em presidente prudente
Grupo Athia homenageou aqueles que faleceram vítimas da Covid com a soltura de balões brancos

SAIBA MAIS

Túmulo de Berta Lúcia  atrai visitantes em feriado

Publicidade

Veja também