Homens...se cuidem!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 07/11/2023
Horário 05:25

Assim como as mulheres precisam estar atentas ao autocuidado na prevenção ao câncer de mama, os homens também necessitam estar atentos. E, o Novembro Azul chega para lembrar que eles devem fazer os exames de precaução e diagnóstico precoce.

Conforme pesquisa, este movimento teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

Para lembrar esses dias de novembro, foi realizada na manhã desta segunda-feira, no HE (Hospital de Esperança), em Presidente Prudente, a abertura da campanha Novembro Azul, dedicada ao cuidado da saúde masculina. Representantes do corpo gestor, do Departamento de Uro-oncologia, colaboradores e pacientes da instituição participaram de uma breve cerimônia para reforçar a importância da iniciativa. Na ocasião, o diretor-presidente do hospital, José Numeriano, falou sobre a preocupação do HE no combate aos tumores masculinos, sobretudo o câncer de próstata.

Então, homens, se cuidem também. Deixe o preconceito banal de lado e siga com a preocupação com a sua saúde como foco principal. O movimento tem também como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. Se cuide!

Publicidade

Veja também