Hora de ajustar as finanças!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 16/12/2021
Horário 04:26

A maioria das pessoas está contando os dias para 2021 terminar. O desejo é que um novo ano venha trazendo dias melhores. Mas, como andam suas finanças, após quase dois anos de pandemia? Com certeza, para muitas famílias, o momento tem sido crítico, cheio de incertezas. Contudo, é possível sim manter o orçamento familiar equilibrado, desde que haja planejamento. 
Óbvio que os cuidados com as finanças devem ser colocados em prática no decorrer de todo o ano. Mas, mesmo quem não conseguiu se planejar ao longo dos meses, ainda pode se programar para entrar em 2022 sem dívidas, ou, pelo menos, menos endividado. Caso receba um dinheiro extra, como o décimo terceiro, que tal utilizar o recurso para pagar algumas contas em atraso, ou guardá-lo para pagar os famigerados gastos extras que todo brasileiro precisa arcar no começo de cada ano? São gastos que pesam, mas que são previsíveis – afinal, quem tem carro, imóvel, filhos em escola particular....já sabe que lá vem IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas e materiais escolares.
Mesmo quem tem um orçamento doméstico modesto, com poucos recursos, pode e deve ter um planejamento financeiro. Afinal, como dizem, o que importa não é quanto você ganha, mas como você gasta. Sabemos que viver no Brasil não é fácil para a maioria das famílias, principalmente, em tempos de crise, gerada, sobretudo, pela pandemia. Itens básicos, como alimentos, combustíveis, energia, estão com os preços elevadíssimos, castigando a população. Mas em momentos como estes que devemos parar para refletir sobre nossos gastos, sempre prezando por uma reserva financeira. Tentar poupar pelo menos 10% dos rendimentos, já faz uma baita diferença com o passar dos meses. Não só para o bolso, mas, especialmente, para a cabeça, visto que as dívidas são causadoras de grandes preocupações entre os chefes de lar.

Publicidade

Veja também