Horta municipal atende entidades com doações de frutas e verduras

O sistema de irrigação utilizado na plantação é por meio de aspersão e pelo procedimento hidropônico

PRUDENTE - Aline Camargo

Data 25/10/2013
Horário 08:30
 

A Horta Municipal de Presidente Prudente atende várias entidades municipais com plantações de verduras, legumes e frutas por meio de doações. Segundo o técnico em Agronomia e encarregado da horta, José Aparecido Nunes Sampaio, a procura é muito grande durante o ano todo, pois é uma plantação municipal mantida pela Prefeitura e muitas instituições a utilizam. Sampaio diz que a mudança para o clima quente nos últimos dias não afeta a procura pelos produtos. "Mesmo com o aumento da temperatura, a procura ainda é muito grande por ser uma plantação bem tratada e de colheita gratuita", relata.

Jornal O Imparcial Horta fica no Jardim Carandá

O sistema de irrigação utilizado na plantação é por meio de aspersão (método onde são lançados jatos de água ao ar que caem sobre a cultura na forma de chuva) e também a hidroponia, uma técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. O procedimento hidropônico é usado em verduras como alface, agrião, salsa, coentro e rúcula. "Esse método com os hidropônicos é usado em vários outros produtos, mas aqui na horta nós usamos apenas em algumas verduras, que é uma forma utilizada regularmente e resulta em boas produções independente do clima", diz Sampaio.

A horta conta com uma equipe de seis funcionários que realizam os procedimentos de plantação e colheita.  As entidades favorecidas são hospitais, creches, igrejas, entre outras. Para realizar a colheita dos produtos, as instituições devem enviar solicitação de doação por meio de ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

 

SERVIÇO


MAIS INFORMAÇÕES


A Horta Municipal encontra-se no Jardim Carandá, na Rua Antonio Sanches, 205, e o telefone para contato é 3907-6746.
Publicidade

Veja também