Hortência Pinaffi: 15 anos de Band

SINOMAR CALMONA

Jornalista conta como está sendo o trabalho para TV nesses tempos de pandemia: adaptação aos novos tempos

COLUNA - Sinomar

Data 06/08/2020
Horário 05:05
Jornalista Hortência Pinaffi, repórter da TV Band Paulista
Jornalista Hortência Pinaffi, repórter da TV Band Paulista

A jornalista Hortência Pinaffi é natural de Presidente Prudente, mas viveu até os 27 anos na cidade de Tarabai, com os pais Cecília e Adelino Pinaffi Neto e seu irmão Éderson Vinícius. Na adolescência, trabalhava como atendente na loja de uma prima de seu pai. Formou-se pela Faculdade de Jornalismo da Unoeste. Começou a carreira como estagiária na Rádio Comunitária de Pirapozinho e ajudou na implantação da TV Rádio Pérola, em Tarabai. Foi estagiária da Rádio CBN. Tem 15 anos de atuação na TV Band Paulista. É casada desde 2012 com o empresário Valtinho Pereira

Como está sendo o trabalho nesses tempos de pandemia?
Tivemos que nos adaptar a essa nova realidade, fazer tudo novo, fazer tudo diferente.  Fazemos muitas entrevistas por Skype, no estúdio estamos de máscara, usamos muito álcool em gel e mantemos o distanciamento. 

Intensificou as entrevistas por videoconferência?
No início da pandemia, usamos mais. Mas ainda fazemos algumas entrevistas por vídeo.

Nas entrevistas de rua, quais os cuidados a tomar?
Sempre usar máscara e álcool em gel. O próprio entrevistado é quem segura o microfone e não mais o repórter. Ao retornar da rua, a equipe passa pela aferição de temperatura antes de entrar na emissora.

Alguma situação te deixou com medo de se contaminar durante o trabalho?
Uma entrevista com um casal que já tinha sido contaminado pela Covid-19. Fiquei com um pouco de receio quando terminamos a entrevista.

Acha que o jornalismo profissional ganha força nesses tempos em que as pessoas procuram informações confiáveis?
Acho que sim. Acho que as pessoas precisam estar informadas o tempo todo.  Não há necessidade do exagero na forma de se noticiar. Temos que mostrar a realidade, sem sensacionalismo. O assunto é novo, a doença é nova e a gente vive uma nova realidade perante tudo isso.

O assunto Covid tira audiência ou aumenta?
Acredito que no início, elevou a audiência, depois as pessoas ficaram um pouco assustadas, com medo, ansiosas e inseguras, e, muitas delas, passaram a não mais ver as notícias. Acho que hoje a audiência segue normal.
.........................................

GIGANTES
Pela primeira vez em anos, Zuckerberg, dono do Facebook, tem um forte competidor: o TikTok. A empresa chinesa tem 800 milhões de usuários e tem sido o aplicativo mais baixado do mundo nos últimos meses, batendo recorde atrás de recorde. Para se defender, o Facebook repetiu a fórmula e criou seu próprio "TikTok" dentro do Instagram, chamado de Reels. A função é uma cópia idêntica da rede social chinesa.


RAPIDINHAS
...
Metade das mulheres passou a cuidar de alguém na pandemia.
...
Uber Eats e Heineken se uniram para criar um pub virtual para oferecer promoção de cervejas em dobro na semana do Dia dos Pais! 
...
Facebook sela acordos para exibir videoclipes e compete com YouTube.
...
A professora Joana D'Arc aposentou-se na direção da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, e pretende se candidatar à vereadora.
...
Aplicativo ajudará a rastrear contatos de infectados com Covid-19.
...
Ponto final: Terminar ciclos com aprendizados positivos.

Publicidade

Veja também