Na tarde desta segunda-feira, o presidente do HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente, Ricardo Anderson Ribeiro, e a superintendente da instituição, Marilza Fortunato Barbosa, participaram de uma audiência com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, em São Paulo. O encontro teve como foco central apresentar reivindicações urgentes para garantir a expansão dos serviços prestados pelo hospital, referência em oncologia na região.
Entre as principais demandas levadas pelos dirigentes está a definição de um novo teto financeiro para o hospital, além da complementação da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista, com objetivo de garantir sustentabilidade financeira e permitir a ampliação dos atendimentos gratuitos à população. “Cumprimos todas as metas estabelecidas, apresentamos números de crescimento expressivo, mas precisamos de mais recursos para continuar avançando”, ressaltou Ricardo Anderson.
Além disso, a direção do hospital destacou a necessidade de aperfeiçoar o sistema de regulação, reivindicando que o HE possa absorver toda a demanda oncológica local e regional (45 municípios do DRS-11 [Departamento Regional de Saúde]), evitando deslocamentos desnecessários de pacientes.
O secretário Eleuses Paiva avaliou as reivindicações do HE, aprovando de imediato pedidos como o novo teto financeiro e o fortalecimento da tabela SUS Paulista. Para a direção do HE, a audiência representa um passo importante no diálogo com o governo estadual, mas reforça que a mobilização pela melhoria do financiamento público precisa continuar para garantir a sustentabilidade da instituição e o atendimento de qualidade à população.