HR de Prudente inicia captação exclusiva de córneas para transplante

Anteriormente, estes tecidos eram extraídos somente em captações de múltiplos órgãos e em casos de morte encefálica

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/10/2021
Horário 13:17
Foto: Cedida
A partir deste mês, procedimento poderá ser efetuado de forma isolada
A partir deste mês, procedimento poderá ser efetuado de forma isolada

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente iniciou neste mês um serviço especializado de captação de córneas para transplantes. ​Anteriormente, estes tecidos eram extraídos somente em captações de múltiplos órgãos e apenas em casos de morte encefálica. 

“A partir de outubro, o procedimento poderá ser efetuado de forma isolada, extraindo apenas as córneas do paciente que obteve o aceite familiar, sem que haja necessariamente a morte encefálica, como também óbito por outras causas comprovado. Além disso, o tecido ocular do doador deve possuir as condições adequadas para a doação”, explica a enfermeira e responsável pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes), Janaine Fernanda dos Santos.

O primeiro procedimento de captação exclusiva de córneas teve como doador um homem de 78 anos, mediante autorização da família após seu falecimento.

Com a medida, a unidade também auxilia a rede de transplantes encaminhando tecidos doados ao serviço de referência de transplantes em São José do Rio Preto (SP) - o Hospital de Base - por meio de transporte aéreo viabilizado com apoio da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. 

A CIHDOTT é uma equipe formada por profissionais de Medicina e Enfermagem responsáveis pelas ações relacionadas à captação de órgãos para transplantes no Hospital Regional de Presidente Prudente. A comissão acolhe e proporciona a oportunidade a vários familiares da região de realizar o desejo de seus entes que partiram: realizar a doação de órgãos e ajudar ao próximo.

Publicidade

Veja também