HRCPP credencia serviço de ressonância magnética ao SUS

Convênio permitirá ajuda de custo de aproximadamente R$ 70 mil mensais; formalização é o primeiro passo para o credenciamento total

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 19/08/2020
Horário 16:48
Cedida - Convênio com o Estado contempla a realização de cerca 270 exames de ressonância/mês
Cedida - Convênio com o Estado contempla a realização de cerca 270 exames de ressonância/mês

Desde sua fundação e início de operação, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) busca prestar, de forma gratuita, o atendimento pontual de pacientes oncológicos da região. Nessa semana, um passo a mais foi dado para que a excelência buscada seja obtida. Foi publicada nessa terça-feira, no Dosp (Diário Oficial do Estado de São Paulo), o convênio 1.209/2020 entre a unidade e a Secretaria de Estado da Saúde, que representa o credenciamento com o SUS (Sistema Único de Saúde) para serviços de ressonância magnética.

Os exames já são oferecidos pelo hospital desde fevereiro, com custeio da própria entidade, desde o início do funcionamento até o momento. Mas com a formalização, o HRCPP poderá atender mais pacientes e inicia a aproximação com o governo do Estado para o credenciamento total da instituição, o que, segundo o gerente José Roberto Garcia, será o marco mais importante.

Antes, o SUS permitia apenas o credenciamento total de uma unidade de saúde. Porém, o gerente ainda explica que hoje é possível emitir o convênio dessa forma, englobando grandes serviços e equipamentos, como o de ressonância.

Hoje, esse procedimento é feito cerca de 270 vezes por mês, como pontuado por Garcia. Mas com o convênio, esse número deverá ser aumentado. “Além do fato de podermos direcionar o valor que era usado dos cofres do hospital com esse serviço para outros investimentos”, completa. Anualmente, a ajuda será de aproximadamente R$ 840 mil.

Na semana que vem, o gerente prevê que esses atendimentos, alinhados com o novo sistema de credenciamento, já comecem a ser realizados. Cabe lembrar que o atendimento é direcionado para pacientes dos 43 municípios que fazem parte do DRS (Departamento Regional da Saúde) 11.

 

Próximos passos

Agora, o hospital pretende intensificar ainda mais a obtenção do credenciamento total. Daqui para a frente, Garcia destaca que os esforços vão girar em torno disso, ou seja, da contrapartida documental que o HRCPP precisa apresentar ao Ministério da Saúde, em busca do convênio de toda a instituição. “Vamos em frente e cada vez mais próximo”, finaliza.

Publicidade

Veja também