HRCPP realiza 971 exames preventivos de próstata em 2020

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 01/11/2020
Horário 05:05
AI/HCPP: Hospital ganha letreiro especial
AI/HCPP: Hospital ganha letreiro especial

A prevenção é sempre o melhor caminho para manter uma vida saudável e em dia. Embora o exame preventivo de próstata ainda seja visto como um tabu para muitos homens, este pode ser o melhor caminho para prevenir doenças como o câncer. Em Presidente Prudente, antes mesmo de iniciar os atendimentos, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) já tinha a preocupação com a prevenção. Por isso, desde 2014 quando o Ambulatório de Saúde Masculina foi criado na unidade, o número de atendimento se tornou crescente. O serviço conta com ações preventivas – coleta de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e de toque retal – em homens de cidades da região que possuam convênio com o hospital. Somente neste ano, entre os meses de janeiro e outubro, foram realizados 971 atendimentos. Em seis anos de operação, o ambulatório já realizou 7.433 assistências. Neste mês de conscientização, o letreiro do HRCPP e o prédio estarão iluminados com uma luz azul, como forma de informar e conscientizar à população sobre os temas abordados.

Todo cuidado é pouco, afinal ter um diagnóstico antecipado da doença faz com que o tratamento atue com mais eficácia. De acordo com o diretor clínico e responsável pelo Departamento de Uro-Oncologia do HRCPP, Felipe de Almeida e Paula, não se consegue evitar o câncer próstata.  “O câncer de próstata, especificamente, não tem nada que você faça que te leve a desenvolver a doença. No entanto, uma das coisas que mais impactam é o histórico da família. Então, se a pessoa teve um parente de primeiro grau que teve câncer de próstata – pai, avo, irmão, tio e primo – essa pessoa terá duas mais chances de ter o tumor, do que àquelas que não têm nenhum familiar. Se o paciente teve dois parentes de primeiro grau, a chance de essa pessoa ter o tumor aumenta cinco vezes. Caso tenha três familiares, essa chance aumenta até 10 vezes”, explica. “Então, a gente luta para um diagnóstico precoce, já que a doença não pode ser evitada. Atualmente, quando o homem descobre o tumor no início, os índices de cura são superiores a 90%”, acrescenta o diretor clínico.

Diagnóstico precoce

Segundo Felipe, o diagnóstico é feito com exame de sangue, PSA (Antígeno Prostático Específico), e toque retal. “Nunca só um, nem só o outro. Isso porque 30% dos casos tem exame de sangue normal, ou seja, pode não descobrir a doença. Então, é fundamental que faça os dois procedimentos, que, juntos, o índice de diagnóstico pode chegar a 99%”.

Com o passar dos anos a pouca informação trouxe diversos mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Uma dessas dúvidas é: É uma doença de idoso? Mito! O médico urologista explica que entre 45 e 50 anos de idade é o momento ideal para começar a fazer o preventivo. “Neste período. é recomendado procurar um urologista e fazer os exames preventivos”, enfatiza.

No momento, o HRCPP atua com agendamentos em contato com outras unidades de saúde. Neste mês, haverá um mutirão com data ainda a ser definida.

Letreiro iluminado

De acordo com o hospital, o HRCPP está localizado em área estratégica do município, podendo ser visto tanto de quem se desloca sentido ao centro de Presidente Prudente, como quem vai sentido à Rodovia Raposo Tavares (SP-270).  Nesse viés, para facilitar a visualização da instituição na cidade, bem como evidenciar a sua marca, garantindo a consolidação da imagem, identidade e reputação da mesma, fez-se necessária a inclusão de um letreiro iluminado “HC” no topo do prédio da instituição. “Importante mencionar que além da finalidade indicativa, o letreiro contará com a iluminação característica de campanhas relacionadas ao câncer, como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” como forma de informar e conscientizar sobre os temas abordados em cada mês”.

 

Publicidade

Veja também