HRCPP realiza primeira cirurgia com auxílio de impressão 3D

Tecnologia foi necessária para a reconstrução da mandíbula de paciente, que apresentava um defeito segmentar no local após ressecção de lesão neoplásica e radioterapia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/10/2020
Horário 04:00
AI do HRCPP - Hospital aposta em novo procedimento focado na reabilitação dos pacientes oncológicos
AI do HRCPP - Hospital aposta em novo procedimento focado na reabilitação dos pacientes oncológicos

O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) realizou a primeira cirurgia com o auxílio da impressão 3D. O procedimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar e contou com o auxílio da impressão 3D para a reconstrução da mandíbula do paciente. A equipe atuante no primeiro procedimento foi: Thiago Freire Lima, cirurgião bucomaxilofacial; Diogo Gonçalves Ribeiro, coordenador do Departamento de Cabeça e Pescoço do HRCPP; Caio Cerávolo Lemos, onco-ortopedista; e João Lameu, anestesista.
Segundo Thiago Freire Lima, trata-se de um procedimento focado na reabilitação dos pacientes oncológicos. “O procedimento foi realizado em um paciente que estava com um defeito segmentar na mandíbula após ressecção de lesão neoplásica e radioterapia. Então, foi gerado o biomodelo 3D da própria mandíbula do paciente, a partir de uma tomografia, permitindo a realização e personalização da reconstrução inicialmente no ambiente virtual e também no biomodelo fora da boca do paciente”, explica o cirurgião.

Placas de reconstrução

Os processos de dobrar as placas de reconstrução são realizados antes de levar o paciente para o centro cirúrgico. Já a adaptação do enxerto removido é realizada fora da boca, e após levado para o leito receptor junto com a placa previamente moldada no biomodelo. Isso resulta na diminuição do tempo de anestesia, do tamanho das incisões, dos acessos cirúrgicos apenas intrabucal, tempo de internação e recuperação pós-operatória.
“Esse processo pré-cirúrgico traz mais segurança para a equipe e para o paciente, mais rapidez, e permite recuperação muito mais tranquila, mesmo nesses casos desafiadores. Dessa forma, podemos sedimentar ainda mais como nosso hospital está à frente no que diz respeito à inovação, e em busca constante de novas filosofias e tecnologias de tratamento para nossos pacientes”, pontua o cirurgião.

Foto: AI do HRCPP

novo procedimento no hospital do câncer de presidente prudente usa molde 3 D
Foi gerado o biomodelo 3d da própria mandíbula do paciente, a partir de tomografia

SAIBA MAIS

O idealizador do Hospital do Câncer

Hospital do Câncer assina convênio com Estado

Publicidade

Veja também