HRCPP realiza tributo a José Ilário Pasquini

Empresário lutou 12 anos contra o câncer, mas isso não o impediu de se dedicar ao hospital; como homenagem, ex-presidente do HRCPP teve sua foto fixada na inauguração da galeria dos presidentes da instituição

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/08/2020
Horário 05:02
Galeria dos presidentes do HRCPP foi inaugurada com foto de José Ilário Pasquini, o primeiro presidente da Fundação
Galeria dos presidentes do HRCPP foi inaugurada com foto de José Ilário Pasquini, o primeiro presidente da Fundação

Por Amanda Albuquerque

O empresário José Ilário Pasquini foi homenageado durante a inauguração da galeria dos presidentes da Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Na ocasião, Ilário foi lembrado por vídeos e pelo depoimento de amigos, familiares e diretores do hospital.  O ex-presidente lutou 12 anos contra o câncer, mas isso não o impediu de se dedicar ao HRCPP. Ilário presidiu a Diretoria Executiva por sete anos (2010-2016) e Conselho Curador por dois anos (2017-2018). Antes de falecer, ocupava o cargo de vice-presidente no corpo gestor do biênio 2019-2020.

 

Depoimentos

Segundo o presidente do HRCPP, Francelino Magalhães, os trabalhos com José Ilário em prol do hospital surgiram na época da construção.

 “A partir da criação da fundação, nós indicamos Ilário para presidir a Diretoria Executiva. Nós sabíamos da capacidade, do relacionamento, do bom senso e da tranquilidade dele. E por sete anos José Ilário presidiu a Fundação, finalizou as obras do Hospital e inaugurou os atendimentos de Radioterapia, permitindo que nós alcançássemos essa posição que estamos hoje”, afirmou Francelino.

O presidente também falou sobre as conquistas do hospital e lembrou “nós temos que continuar batalhando para honrar aqueles, que como Ilário, se dedicaram em prol dessa instituição”.

Outro grande feito de José Ilário foi a criação da Comissão do Agronegócio, junto ao empresário Osmar Capucci, responsável por realizar leilões de extrema importância para a mobilização em prol do hospital.

Osmar e o filho, Fábio Capucci, representaram a Comissão do Agronegócio durante a cerimônia. Osmar lembrou do seu primeiro encontro com Ilário: o empresário contou que estava passando em frente ao prédio do hospital, que ainda estava em construção, e perguntou o que seria feito naquele local.

“Quando me informaram que seria um Hospital do Câncer, sugeri a realização de leilões para arrecadar recursos para o hospital, algo que a minha família sempre fez para a região de Barretos. Então, me encontrei com o Ilário em um domingo de manhã para conversamos sobre o assunto. Depois daquele dia, nos tornamos amigos inseparáveis”, afirmou Capucci.

A relação de amizade entre Osmar e Ilário parceria de ambos em prol do hospital foi acompanhada por sua família. Segundo Sueni Pasquini, esposa do ex-presidente, Ilário dedicou até mesmo seus últimos momentos ao hospital.

"Durante os últimos sete meses da sua enfermidade, Ilário tinha o maior orgulho, a maior satisfação, em contar a vida do hospital para todos que ele tivesse a oportunidade. Eu percebia que todas as vezes que ele tocava no assunto do hospital, parecia que ele tinha ainda mais vontade de viver, de lutar, para que ele pudesse dar continuidade no trabalho que ele começou”, conta Sueni.

 ara encerrar as homenagens, o atual vice-presidente do HRCPP, Felício Sylla, ressaltou a importância de guardar os feitos de José Ilário na memória.

“Eu gostaria de colocar para a reflexão nesse momento que a dor da ausência passa com o tempo. Mas o amor, o reconhecimento, a amizade, o carinho de filha para pai, de marido, nunca passa. Então, guardem o Ilário lá no fundo da alma de vocês porque, com certeza, em muitos aqui, ele se faz presente”, finalizou Sylla.

Fotos: Amanda Albuquerque

 
Família de Ilário recebeu uma placa de prata e uma foto do HRCPP como lembrança da homenagem


(esq. à dir.) Antonio Carlos, Francelino Magalhães, Mercedes Biembengut, Osmar Capucci, José Antônio Salas Molina, Newton Durães Teixeira e Felício Sylla no final da cerimônia


(esq. à dir.) José Roberto Coradetti, Anelise Pasquini, Sueni Pasquini, Suzeli Coradetti, Belisa Pasquini e Rafael Fabri representaram a família de Ilário


(esq. à dir.) José Roberto Custódio Garcia, José Ilário, Francelino Magalhães e Mayara Moraes na última visita do ex-presidente à instituição


Osmar e Fábio Capucci representaram a Comissão do Agronegócio - idealizada e formada por José Ilário Pasquini

 

José Ilário Pasquini é sepultado em Presidente Prudente
Do sonho de alguns à transformação da realidade. José Ilário, presente!
Morre José Ilário Pasquini, vice-presidente do HRCPP

 

Publicidade

Veja também