Ibope realiza 500 testes para avaliar evolução da infecção por Covid-19 em Prudente

Moradias foram selecionadas por meio de sorteio e receberão visitas de profissionais nesta quinta e nos dias 1º, 2 e 3 de outubro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2021
Horário 16:50
Foto: Cedida
Pesquisa será efetuada com um membro da casa, que será submetido a teste rápido e questionário
Pesquisa será efetuada com um membro da casa, que será submetido a teste rápido e questionário

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) está realizando uma pesquisa para avaliar a evolução da infecção por Covid-19 no Estado de São Paulo. Em Presidente Prudente, 500 moradias foram selecionadas por meio de sorteio, com visitas que acontecerão nesta quinta-feira e nos dias 1º, 2 e 3 de outubro.

Dentre os objetivos da testagem, estão a percepção de quais os grupos profissionais mais expostos à pandemia, sobre as novas variantes e os aspectos da vacinação.

A pesquisa será efetuada com apenas um membro da casa, que será submetido a um teste rápido para a coleta de uma gota de sangue e para resposta de um questionário. O estudo é coordenado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), MPT (Ministério Público do Trabalho) e UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e aplicado pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

O resultado do exame será enviado posteriormente ao paciente, de maneira sigilosa, cerca de dois dias após a coleta, pela Unicamp. Esses dados serão utilizados para orientar a atuação do MPT em inquéritos e para o desenvolvimento de políticas de vigilância sanitária, inclusive considerando futuras pandemias.

A equipe da Ipec estará devidamente identificada e provida com todos os itens de segurança individual. "A administração municipal orienta que os munícipes recebam os profissionais, pois se trata de um procedimento necessário e fundamental", informa o Executivo.

Publicidade

Veja também