Ida frequente aos supermercados é atitude irracional

EDITORIAL -

Data 12/04/2020
Horário 05:28

O jornal O Imparcial tem recebido comentários de leitores insatisfeitos com o alto fluxo de pessoas nos supermercados. Isso porque – e com razão de ser – tais estabelecimentos se enquadram nos serviços tidos como essenciais à população e, por isso, permanecem abertos durante o cenário de pandemia do novo coronavírus, o Covid-19. O que não significa, no entanto, que o uso desses espaços deve ser feito de forma constante e irracional, ainda mais se considerarmos que estes locais podem se configurar em espaços de contágio devido ao alto número de pessoas que os frequentam diariamente.

Nesse momento, mais do que nunca, é preciso consciência por parte dos consumidores. Torna-se fundamental que abram mão das compras pontuais e só procurem os supermercados quando houver a necessidade de fazer uma compra maior. Isso evita o deslocamento desnecessário e a proximidade com aglomerações apenas para adquirir um ou outro item.

Além disso, deve haver um acordo entre todos os familiares da casa para que somente uma pessoa fique encarregada das compras. Nesse momento, não é recomendado e muito menos necessário que todos os membros da família, incluindo crianças e idosos, estejam juntos dentro do supermercado. Isso só expõe a família a riscos maiores de contaminação.

É importante também que os consumidores sigam até esses estabelecimentos com uma lista de compras em mão, a fim de que saibam exatamente o que vão comprar e não percam tempo percorrendo os corredores indiscriminadamente. E, claro, zelar pela higienização deve ser uma regra nas atuais circunstâncias. Usar máscara descartável ou caseira e evitar levar a mão no rosto após tocar nos produtos são dicas essenciais, tomando sempre o cuidado de lavar bem as mãos no momento em que chegar em casa.

Se possível, uma alternativa a ser pensada nesse período é a compra online. Alguns estabelecimentos já oferecem a opção de delivery para a clientela, de modo que os consumidores podem escolher os produtos pelo site do supermercado, selecionar o melhor horário de entrega e esperar todas as mercadorias chegarem na sua casa. Além de trazer praticidade e conforto para a vida do cliente, certamente garante mais segurança num período em que ficar em casa pode salvar tantas vidas!

Publicidade

Veja também