Idosos da Vila Dignidade recebem projeto Amicão

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 25/02/2017
Horário 09:15



Os moradores da Vila Dignidade, no Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente, receberam uma visita especial, na tarde de ontem. A primeira de muitas. O cão da raça labrador, Chico, levou alegria aos idosos, que buscaram na memória bons momentos com antigos animais de estimação. A interação entre os presentes também é um dos objetivos da iniciativa, que faz parte do projeto "Amicão", desenvolvido pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e o Fundo Social de Solidariedade.

Jornal O Imparcial Projeto tem a intenção de levar ternura e interação

"É uma maravilha receber o Chico aqui. Adoro cachorros e tive vários quando era mais novo", conta Jurandir Soares da Silva, 73 anos, que há cinco anos reside na vila. Há 6 anos vivendo no espaço, Sebastião Andrade de Paula, 74 anos, também estava animado. "Acho legal ele ter vindo nos visitar. Sou feliz e mais feliz fico. Gosto de animais, pois nasci em uma fazenda e tenho boas lembranças. Portanto, gostei muito desta visita", diz.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da SAS, Ariane Vieira Jacinto, conta que a visita do Chico foi desenvolvida através do projeto em função da vila contar com determinadas regras e, uma delas, impede os moradores de possuírem animais de estimação. "Mas, como sabemos que eles gostam, combinamos a visita com o Amicão. Esses idosos já contam com vínculos fragilizados, então, entendemos que este momento com o animal é importante para sua socialização", explica. O labrador, de 6 anos, foi acompanhado pelo seu adestrador, Anderson Silva.

 

Projeto


O projeto tem a intenção de levar ternura, carinho e interação dos animais às pessoas. Hoje, atende diversos grupos, inclusive em hospitais. Uma das ações que chamou atenção pela emoção proporcionada foi no dia 1º, quando as crianças que esperavam por atendimento no Setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente receberam a visita inesperada de Chico. Na ocasião, como noticiado neste diário, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lisiane Bugalho, esclareceu que o objetivo é manter visitas semanais à instituição e levar o projeto para outras entidades.

 
Publicidade

Veja também