Idosos devem se exercitar para evitar sarcopenia, diz médico

Doença consiste na perda de cerca de um terço da massa e força muscular, começando geralmente a partir dos 40 anos e se intensificando aos 65 anos, principalmente em sedentários

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 22/01/2017
Horário 08:10
 

A perda do vigor, da disposição e da força física de outrora é algo tido como natural com o processo de envelhecimento – mas o que muitos não sabem é que isso tem nome: sarcopenia. A doença consiste na perda de aproximadamente um terço da massa e força muscular, começando geralmente a partir dos 40 anos e intensificando a partir dos 65 anos.

O médico responsável pelo Departamento de Ortopedia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Ramón Cano Garcia, esclarece que a patologia se configura por meio de um processo fisiológico no qual a velocidade de formação dos tecidos conjuntivos (músculo, osso e cartilagem) diminui, levando à perda parcial do volume e das funcionalidades.

Jornal O Imparcial Fisioterapia é tratamento para casos mais graves

 

Causas

Vários fatores podem estar relacionados, desde doenças imunológicas ou neurológicas, como esclerose múltipla, até a baixa atividade física, déficits hormonais, alimentares, entre outros. Outros fatores externos, como um trauma muito grande (impacto gerado em um acidente) ou queimaduras, também podem levar à perda muscular – casos estes mais comuns de serem tratados no HR, conforme o ortopedista, cuja especialidade é casos de média e alta complexidade.

Ramón relata que o diagnóstico da sarcopenia pode ser clínico, por meio do próprio relato do idoso de sua perda da força muscular ou por meio de um exame chamado eletroneuromiografia, que analisa a resposta dos músculos aos estímulos. "A importância do diagnóstico e do tratamento é evidenciada pelo fato de a morte das fibras musculares ocasionar a liberação de uma substância chamada mioglobina no sangue, altamente tóxica para os rins e o fígado", esclarece.  Por conta disso o paciente deve sempre acompanhar, por meio de exames, as funções renais e hepáticas.

 

Tratamento

"Não tem remédio, cirurgia ou procedimento que resolva: o único tratamento possível para a sarcopenia é a realização de atividades físicas diariamente", diz enfaticamente o médico ortopedista. Uma forma de prevenção dessa perda da massa, portanto, é fazer os exercícios físicos ao longo da vida e evitar o sedentarismo.  Nos casos mais graves de perda muscular, a fisioterapia é o tratamento mais indicado para a recuperação do músculo, quando não foi completamente perdido.

Ramón aponta, no entanto, que não é necessário manter altos níveis de esforço físico para evitar a perda da força muscular na terceira idade. Opções interessantes de atividades aos idosos são caminhadas, academia (com acompanhamento de instrutor) e hidroginástica. Para o médico, a prevenção da sarcopenia influencia diretamente na qualidade de vida e no cotidiano do idoso.

 
Publicidade

Veja também