Idosos possuem direito de viajar gratuitamente

Com carteirinha, pessoas com mais de 60 anos podem adquirir passagens de graça ou com 50% de desconto

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 30/09/2018
Horário 05:19

O fim do ano está chegando e com ele o período de viagens sempre é muito bem-vindo. Nessas ocasiões, pessoas com mais de 60 anos possuem direito ao desconto ou até mesmo gratuidade em passagens no transporte intermunicipal e interestadual. No último caso, o benefício é concedido, desde que o idoso não tenha como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. Esse direito está explícito no Estatuto do Idoso e é garantido através do uso da Carteira do Idoso.

Nas viagens intermunicipais, em todos os horários do serviço de transporte coletivo de característica rodoviária convencional, são reservados dois assentos gratuitos por veículo. Já nas interestaduais, as duas vagas também são garantidas, mas caso haja mais pessoas que se encaixam nas condições e quiserem fazer o mesmo trajeto, no mesmo veículo, elas poderão adquirir as passagens com 50% de desconto. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), neste ano, foram contabilizadas 214 viagens gratuitas de idosos no Estado de São Paulo e mais 15 tiveram o desconto de 50% nas passagens.

A solicitação do bilhete de viagem do idoso deverá ter a antecedência de pelo menos três horas em relação ao horário de partida da linha de transporte. Para o desconto em viagem com distâncias de até 500 quilômetros, o idoso deverá solicitar a passagem com seis horas de antecedência. Já para distâncias acima de 500 quilômetros, a antecedência deverá ser de 12 horas.  

De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, essas políticas voltadas para os mais velhos são muito importantes para a inserção deles na sociedade, assim como a garantia do cumprimento dos direitos expresso no Estatuto do Idoso. “Após ter contribuído durante 60 anos ou mais, é importantíssimo que eles tenham essas facilidades”, afirma. Além disso, ela declara que esse benefício possibilita aos idosos participarem da vida dos familiares que moram longe, e não só como lazer. “Muitos possuem filhos que vão morar longe, e com essa possibilidade, podem visitá-los com mais facilidade”, explica.

Carteira do Idoso

Para que este direito seja garantido é necessário que as pessoas com mais 60 anos adquiram a Carteira do Idoso. Para isso, devem se dirigir ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo e solicitar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o qual identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. A partir disso, será gerado o NIS (Número de Identificação Social), que, além de dar acesso a vários serviços do governo, possibilita também a obtenção da Carteira do Idoso. Após 90 dias da solicitação, o cidadão poderá contar com o documento definitivo. No entanto, para usufruir do benefício, não é necessário aguardar esse período, pois o Cras fornece uma declaração provisória, com o prazo de validade de 180 dias.

SERVIÇO

O Centro de Referência de Assistência Social possui oito polos em Presidente Prudente, onde as pessoas com mais de 60 anos podem fazer o requerimento da Carteira do Idoso:

Cras Morada do Sol

Endereço: Rua Amélia Alves Gomes, 10, Morada do Sol

Telefone: 3905-4594/3905-1453

Cras Parque Alexandrina

Endereço: Rua João Marques Nogueira S/N, Parque Alexandrina

Telefone: 3905-2559/3905-4701

Cras Augusto de Paula

Endereço: Rua Gilberto Jonata Meli, 539, Augusto de Paula

Telefone: 3905-2675/3905-4853

Cras Cambuci

Endereço: Rua Ricardo Tonzi, 35, Jardim Cambuci

Telefone: 3916-2758/3223-8082

Cras Nochete

Endereço: Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, 8069, Vila Angélica

Telefone: 3905-2487/3905-4487

Cras Praça CEU

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 2150, Vila Brasil

Telefone: 3222-5330/3223-2494

Núcleo de Atendimento à Família - Jardim Sabará

Endereço: Rua Joaquim Tofaneli, S/N, Jardim Sabará

Telefone: 3907-6065

Núcleo de Atendimento à Família - Sudoeste

Endereço: Rua Valdemar Colégio, 48, Mario Amato

Telefone: 3909-2442

DOCUMENTOS PARA SE INSCREVER NO CADÚNICO

- RG;

- CPF;

- Título de Eleitor;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Carteira de Trabalho;

- Comprovante de endereço;

- Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos.

Fonte: Governo do Brasil

Publicidade

Veja também