Idosos precisam de mais atendimentos no inverno

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 24/07/2016
Horário 09:45
 

O inverno e os dias frios interferem significativamente na saúde dos idosos. Por conta disso, neste período de clima frio aumenta a procura por atendimento médico nos hospitais e nas clínicas geriátricas. De acordo com o geriatra José Eduardo Soares Pinheiro, de Presidente Prudente, o número de pacientes em sua clínica eleva cerca de 20% nesta época do ano. "Comento com base em um conhecimento do trabalho ao longo dos anos. Quanto aos hospitais, não sei. Mas certamente há mais ocorrências envolvendo idosos", relata.

Jornal O Imparcial População da terceira idade precisa de atenção especial

A reportagem tentou dados sobre os atendimentos específicos no HR (Hospital Regional) Domingos Leonardo Cerávolo e na santa casa de Prudente, mas nenhuma das unidades tem estatísticas sobre serviços prestados exclusivamente a idosos.

Durante o inverno, a incidência maior é de doenças como resfriados e gripe, e os idosos, por terem a imunidade mais baixa e menor capacidade de regular a temperatura corporal, acabam sofrendo mais. Segundo o médico, são três tipos de patologias que mais acometem a terceira idade nesta temporada: os cardiovasculares, respiratórios e músculo-esquelético. No sistema cardiovascular, a queda da temperatura reduz o fluxo de sangue, comprime o calibre dos vasos sanguíneos e altera a pressão arterial, provocando, muitas vezes, infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral). "São fatores que contribuem para aumentar a mortalidade de idosos", acrescenta.

O sistema músculo-esquelético é afetado com a contratura muscular em virtude do frio. Os idosos tendem a se movimentar menos, o que leva à rigidez dos membros, articulações e causa dores.

As doenças que acometem as vias respiratórias são as mais comuns. "O agravamento dos fenômenos alérgicos, como rinites e sinusites, aumenta os riscos infecciosos virais e bacterianos, que vão desde gripes, resfriados e pneumonias", explica o médico.

Por isso, a orientação médica é redobrar os cuidados com a saúde dos idosos, além de manter a vacina contra a gripe em dia. A terceira idade faz parte do grupo de risco da vacinação. Manter-se agasalhado, com alimentação equilibrada e corpo bem hidratado, para reforçar o sistema imunológico, também são dicas importantes. Em casos de alteração de pressão arterial, o ideal é procurar um médico o quanto antes.

 
Publicidade

Veja também