Iepê confirma 1ª morte por dengue neste ano

Município está em situação de emergência por conta da epidemia da doença; mais de 300 casos já foram confirmados

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/03/2023
Horário 16:10
Foto: Reprodução
Iepê confirma primeira morte por dengue este ano na cidade; já são mais de 300 casos positivos
Iepê confirma primeira morte por dengue este ano na cidade; já são mais de 300 casos positivos

A Secretaria Municipal de Saúde de Iepê confirmou nesta segunda-feira (6) a primeira morte causada pela dengue em 2023. A vítima foi uma mulher, de 63 anos, que possuía comorbidade de cardiopatia e teve o óbito confirmado por clínico epidemiológico. O óbito ocorreu dia 13 de fevereiro.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, ainda existem outras duas mortes suspeitas de dengue em investigação. Já foram confirmados, até o momento, 303 casos positivos de dengue em Iepê, de um total de 804 notificações.
A cidade, que conta com um pouco mais de 8 mil habitantes, está em situação de emergência em saúde pública em decorrência da epidemia de dengue desde o decreto publicado no dia 9 de fevereiro.

Ações contra a doença

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, para conter o avanço da doença, o município adotou diversas medidas como erradicação de focos do mosquito Aedes aegypti por meio de arrastão, nebulização nos bairros, desobstrução e limpeza dos bueiros da rede de águas pluviais e roçagem de terrenos públicos.
Outra ação foi a criação do ambulatório de atendimento exclusivo para pacientes com dengue, que começou a atender os moradores nesta terça-feira (7), em uma ala anexa ao Hospital Municipal. O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Reforçando os cuidados

Como afirmam as autoridades de saúde, o mosquito da dengue se reproduz durante todo o ano, mas é no verão – estação em que estamos – que a incidência dele aumenta. Isso se deve ao fato de que o calor e as chuvas criam condições mais favoráveis à reprodução.
Especialistas orientam que o uso de repelentes pode reduzir as chances de ser picado, mas não tem nenhum efeito sobre a infestação do mosquito. Por isso é mais recomendado adotar cuidados que impeçam a reprodução do inseto como:
- Colocar areia até a borda nos pratinhos de vasos de plantas para evitar o acúmulo de água;
- Manter as garrafas vazias ou balde viradas para baixo;
- Não deixar entulho no quintal ou nas ruas, e varrer diariamente a água parada;
- Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
- Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva;
- Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes na semana;
- Colocar telas de proteção nas janelas ou mosquiteiros na cama para dormir.

Publicidade

Veja também