Com foco na melhor estruturação e no pleno desenvolvimento do turismo regional, a IGR (Instância de Governança Regional) Pontal Paulista elegeu na última quinta-feira a diretoria da CPL (Cadeia Produtiva Local) do Destino Turístico Oeste Paulista de Turismo Rural. A iniciativa vai de encontro ao edital de reconhecimento da SDE (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico), por meio do programa SP Produz, que apoia a organização das CPLs, para estimular a cooperação entre empresas, associações e instituições, promovendo o fortalecimento setorial, no caso do oeste paulista, o turismo.
A partir da aprovação do regimento interno da IGR e do estatuto e regimento da CPL, bem como da eleição da sua diretoria, em assembleia realizada pela IGR, no Inova Prudente, foi concluída, com a entrega de documentos, incluindo relatórios com informações sobre hotelaria, gastronomia e todos os elos ligados ao turismo, a participação na segunda fase do edital, cujo prazo se encerrou nesta terça-feira.
“A IGR tomou a decisão de se inscrever na CPL porque é um título que pode ajudar todo o trabalho que já tem sido feito nos últimos quatro anos com o turismo regional. E, se conseguirmos a aprovação nesta segunda fase, no final de setembro, além da terceira etapa, poderemos melhorar ainda mais rápido a estruturação e o entendimento das pessoas em relação ao turismo da nossa região”, destaca o vice-presidente da entidade, Fernando Testa.
“As Regiões Turísticas Pontal Paulista e Sol do Oeste, integradas com o Sistema Nacional de Turismo e a Secretaria de Turismo e Viagens do governo do Estado, trabalham arduamente, hoje, com moldes e modelos concretos do que temos que fazer na região. E, a diretoria da CPL vem para nos ajudar com isso”, complementa Fernando.
O vice-presidente da IGR explica que, na assembleia, foram expostos os detalhes do edital. “Esses documentos foram para aprovação para que a diretoria responda pelos atos da CPL, com melhoria da cadeia produtiva, ligação entre os atores e elos, ou seja, as pessoas que trabalham com o setor e, assim, sistematizar o turismo rural na região”, ressalta Fernando, que pontua que, com a CPL, a IGR administrará no futuro tudo que acontece no turismo dentro das duas regiões locais.
Vantagens das CPLs
Responsável pelo edital, o governo estadual cita que, entre as vantagens das CPLs estão: a destinação de recursos: acesso a editais de fomento para desenvolvimento de projetos de fortalecimento da cadeia produtiva local; oferta de serviços para evolução da maturidade: apoio técnico, mentoria e qualificação profissional visando o desenvolvimento das cadeias (aprimoramento do planejamento estratégico, estabelecimento de governança, diversificação de atores e elos, acesso a mercados, entre outros); além da contribuição para o desenvolvimento regional: geração de mais emprego e renda e ampliação da competitividade dos negócios por meio da integração entre empresas, universidades, centros de pesquisa e setor público, contribuindo para o incremento econômico local e redução das desigualdades regionais.
Diretoria da CPL: