Igreja matriz: Sede do santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 02/02/2021
Horário 04:38
Foto: José Costa
Santuário de Santo Expedito é visitado diariamente por fiéis de outras cidades
Santuário de Santo Expedito é visitado diariamente por fiéis de outras cidades

Devotos de Santo Expedito esperam ansiosos a conclusão da majestosa obra em louvor ao santo. Mas não se desapegam do templo que é a sede do Santuário de Santo Expedito, condição esta elevada pelo bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos. Diariamente pessoas passam pela cidade, e sempre registram em fotos a igreja matriz para guardar como lembrança.

Caminhadas

Aos organizadores de caminhadas para Santo Expedito seria interessante que os mesmos entrassem em contato com a secretaria da paróquia da cidade, para informar de seus movimentos, data, percursos e comunidades de origens, pois leitores gostariam de participar, mas não sabem onde podem encontrar grupos em formações. Contato: Paróquia de Santo Expedito: (18) 3267-1177.

Motorromarias

Já existem grupos de motociclistas se movimentando para a organização do pessoal para abril. Não se pode adiantar nada em função da pandemia, mas existe uma preocupação muito grande das autoridades locais, pois, no ano passado, apenas os diretores de grupos de motociclistas se prontificaram a vir, mas, no final, foram mais de 200. É importante, para administrar a presença de fiéis.

Pensamento

A jovem Jéssica, de Presidente Prudente, é estudante de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, e foi uma que recorreu a esta coluna para encontrar algum grupo organizado para a caminhada ao Santuário de Santo Expedito. Foi prontamente atendida e já se prepara para a caminhada num grupo em 17 de abril, formado por prudentinos. Ela disse que comentou com uma colega sobre o seu intento e ela também se interessou por essa demonstração de fé. São os jovens buscando o alimento para o espírito, e assegurou textualmente que “quando temos um santo para devotarmos, nossa prece fica ainda mais forte”.

Curiosidade

Expedito foi canonizado pela igreja católica por ter sido um de seus mártires. Mas o que fez dele um santo de fato foi o crescimento do culto ao seu nome logo após a sua morte. “A oficialização de um santo depende do reconhecimento do papado e de uma série de exigências, mas o povo resiste a essa imposição e cria e mantém seus próprios santos”, afirma Eduardo Basto de Albuquerque, professor de História das Religiões da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Assis, no interior paulista.

Compromisso

Leitores em contato com esta coluna cumprimentaram a edição anterior, quando foi dado enfoque à posição do prefeito da cidade em relação aos trabalhos em favor dos devotos de outras regiões. Um deles assegurou que o prefeito Nenê foi de um tato muito preciso, e de um posicionamento que demonstrou o seu compromisso com o desenvolvimento do município. Acrescentou ainda que ele foi muito feliz e abençoado ao reconhecer que “agora o santuário precisa da Prefeitura, mas, futuramente, a Prefeitura precisará do santuário. Os turistas estarão movimentando e, em muito, a economia da cidade”.

Os poderes municipais

O posicionamento do prefeito Nenê, mostrado na última edição, é a primeira demonstração de que os homens públicos estarão trabalhando para o fortalecimento do turismo em Santo Expedito e isso é uma grande garantia de que inovações serão feitas para que todos saiam ganhando com esse trabalho de ampliar as opções para os romeiros. Quanto mais estruturas forem feitas, mais serão oferecidos segurança e conforto aos que visitarem Santo Expedito.

Otimismo

Vários devotos de Santo Expedito indagam aos responsáveis se sabem de uma previsão para o retorno de todos os eventos em homenagem ao santo. Como tudo depende de orientações superiores, existe um otimismo muito grande, pois os fiéis estão numa expectativa sem tamanho, aguardando o retorno das festas e eventos religiosos em louvor a Santo Expedito.

Fé e esperança

Um representante comercial de uma empresa prudentina trabalha semanalmente na região da Nova Alta Paulista. Ele assegura que, uma vez por semana, passa por Santo Expedito e, religiosamente, para em frente ao santuário em obra, como também na igreja matriz, e faz uma oração, pedindo para o fim da pandemia e o retorno das atividades em louvor ao santo. Ele disse que tem muita fé e faz isso, pois também tem esperança de que tudo volte ao normal.

Veja também