Implantação do sistema Córtex em PP avança com acordo de cooperação com Ministério da Justiça

Objetivo da medida é integrar serviço de monitoramento por câmeras com centrais de todo o país, facilitando inclusive esclarecimento de crimes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2022
Horário 17:56
Foto: Marcos Sanches/Secom
Processo de integração está previsto para ser concluído até o fim do ano
Processo de integração está previsto para ser concluído até o fim do ano

Em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), publicou o acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o processo de implantação do sistema Córtex, serviço de monitoramento por câmeras que proporciona interligação entre centrais de todo o país.

A medida foi pleiteada em Brasília (DF) pelo prefeito Ed Thomas (PSB) e pelo secretário da Semob, Luiz Edson de Souza, em viagem realizada no dia 23 de fevereiro deste ano.

Segundo o titular da Semob, a adesão ao sistema exige alguns processos, como a criação de uma lei municipal para tratar do videomonitoramento. Isso ocorreu em abril por meio da lei 10.842/2022, disponível na edição do Diário Oficial do dia 8 daquele mês.

“A segunda etapa do processo é o termo de cooperação técnica, que demos andamento após a criação da lei e que foi publicada nesta quarta-feira. Agora, a Semob vai iniciar os procedimentos técnicos para integrar a sua central de monitoramento à do sistema Córtex”, detalhou o secretário.

Luiz Edson explica que se trata de "um ganho considerável para a segurança pública de Prudente", já que o sistema é capaz de fazer leitura de placas de veículos por meio de inteligência artificial e detectar, por exemplo, carros roubados, placas clonadas e indivíduos foragidos da Justiça, num futuro muito próximo, não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o país, por meio da integração.

“A integração do sistema de videomonitoramento de Presidente Prudente ao sistema Córtex, subordinado ao Mistério da Justiça do governo federal, é mais um avanço para a concretização do monitoramento digital de segurança pública, que se somará ao sistema Detecta, do governo do Estado, ao qual a Semob já é integrada”, pontua Luiz Edson.

O processo de integração entre o sistema de videomonitoramento da Semob e o sistema Córtex levará alguns meses. A previsão é de que seja concluído até o fim de 2022.

Publicidade

Veja também