Inadimplência em escolas atinge 5,4% na região

“É uma oportunidade de trocar informações", conta.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 11/03/2015
Horário 08:11
 

A região de Presidente Prudente registrou, em janeiro deste ano, 5,4% de inadimplência nas escolas de ensino particular. O número é superior ao mesmo período de 2014, quando o índice alcançou 3,8%. Porém, se comparado aos dados de dezembro do ano passado, houve uma redução, já que o fechamento do ano apontou índice de 7,71% nos casos de inadimplência. No Estado, somados os dados das 14 regiões que integram o Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), houve uma queda nos valores vencidos. Isso porque, no primeiro mês do ano anterior, a média de contas a receber – decorrentes das mensalidades em atraso – foi de 6,20%, e no primeiro mês deste ano o índice alcançou os 6,06%.

Jornal O Imparcial Encontro em Prudente reuniu mantenedores de escolas particulares da região, ontem

Na maior cidade regional, segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular de Prudente e Região, Antônio Batista Grosso, houve majoração de 5% nas matrículas deste ano, o que demonstra, mesmo em um momento em que se discute a crise econômica do país, a procura das famílias nos estabelecimentos particulares de ensino. Os números e outros assuntos foram discutidos ontem, em uma reunião entre representantes do Sieeesp e mantenedores das escolas particulares da região, realizada na sala de convenções de um hotel de Prudente. Além do assunto já mencionado, foi apresentado, aos presentes, o reajuste de 8,69% nos salários de professores e funcionários das instituições particulares do Estado de São Paulo.

De acordo com o presidente do sindicato estadual, Benjamin Ribeiro da Silva, o encontro se faz necessário e costuma ocorrer, em média, a cada 60 dias, com o objetivo de orientar, dialogar e compartilhar informações com os representantes das escolas. Ontem, Silva ressalta que o encontro debateu os registros de inadimplência, em um momento de instabilidade econômica do Brasil, e ainda abordou reajustes salariais dos educadores e funcionários, além da Feira Educar, que ocorre em São Paulo, de 20 a 23 de maio, entre outros assuntos.

Sobre os números de inadimplência, o presidente ressalta a queda computada em janeiro dos dois anos. Esclarece que nos últimos 12 anos houve um "aumento acentuado" no número de alunos matriculados na rede particular de ensino. "De 1 milhão de estudantes subiu para 2,2 milhões no Estado. Isso mostra o potencial do setor", frisa.

 

Na regional


Na região de Presidente Prudente, que comporta as 53 cidades integrantes da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, são 180 escolas particulares com 33 mil alunos. Só em Prudente são 60 estabelecimentos de ensino particulares que, juntos, detêm 13 mil estudantes. As informações foram transmitidas por Grosso, o qual ressalta que o ano começou "bem tranquilo", apontando um crescimento de 5% nas matrículas. "Estamos esperançosos, mesmo com o período de instabilidade econômica", frisa.

Em relação à reunião de ontem, o presidente do sindicato, na região, diz que é algo "necessário", uma forma de receber, dos representantes de São Paulo – que, segundo Grosso, por estarem na capital, estão mais atualizados com as novidades do setor – subsídios sobre situações sociais e econômicas e educacionais do país. "É uma oportunidade de trocar informações", conta.

Para a diretora mantenedora do Colégio Objetivo, em Prudente, Vera Moretti, o encontro possibilita conversar sobre os projetos estipulados para o ano letivo, organização financeira, acontecimentos atuais, que envolvem vários setores do Brasil, em especial a área educacional, entre outros assuntos. Moretti menciona que a sua unidade conta com, aproximadamente, 500 alunos e, que, neste ano, as matrículas se mantiveram normais.
Publicidade

Veja também