Inclusão e exemplo

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/02/2023
Horário 05:19

É maravilhoso saber que muitos eventos e solenidades já contam com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o que proporciona inclusão e melhor comunicação. Para tanto, como anunciado neste diário, a Câmara Municipal de Presidente Prudente abriu pregão presencial, com o objetivo de contratar licitante especializada para a tradução e interpretação de Libras para a casa de leis por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado. O procedimento prevê despesa total estimada em R$ 84.041,75. Será selecionada a ME (microempresa) ou EPP (empresa de pequeno porte) que apresentar o menor valor. Os envelopes com as propostas deverão ser entregues pelas interessadas até as 9h do dia 16 de fevereiro, no prédio do Legislativo. A abertura será feita na sequência.
De acordo com a casa de leis, a contratação do serviço tem como propósito a tradução simultânea das sessões do plenário para a Língua Brasileira de Sinais, o que permitirá a difusão dos conteúdos veiculados nas reuniões e propiciará a eliminação de barreiras na comunicação, promovendo o acesso às pessoas com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
Conforme pesquisa, ao longo da história, a comunidade surda vem empenhando esforços para assegurar o reconhecimento de seus direitos e o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária. Um dos principais marcos dessa luta ocorreu em setembro de 2010, com a regulamentação da profissão de tradutor e intérprete de Libras, amparada pela Lei nº 12.319. Vale ressaltar que esse profissional tem um “papel fundamental na promoção da inclusão e do acesso à informação de milhões de pessoas surdas”
A exemplo da Câmara Municipal de Presidente Prudente, outros órgãos públicos precisam se atentar à importância desta iniciativa. A comunicação participativa, que é facilitada pelo uso da Libras, é fundamental para o desenvolvimento e o exercício da cidadania do surdo. Essa linguagem têm um papel fundamental na promoção da inclusão social e do acesso à informação. A expectativa é que só cresça a presença de intérprete de Libras e que todos se sintam inclusos em qualquer evento ou lugar.

Publicidade

Veja também