Indiana oferece testes de saúde

REGIÃO - BIANCA SANTOS

Data 06/08/2017
Horário 12:13
Cedida, Raquel Kuhn Faccioli
Cedida, Raquel Kuhn Faccioli

Foi realizada ao longo do dia de ontem a 1ª Feira da Saúde em Indiana, sob a organização do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e da diretoria do Departamento de Saúde do município. Foram oferecidos à população testes de diabetes, aferição de pressão arterial e informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a aids.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Gabriella Almeida da Silva, a ação teve início às 9h e contou com apresentações culturais, campanhas educativas da Vigilância Sanitária, verificações rápidas de possíveis problemas de saúde e a expectativa era de que passasse pelo local, até o fim do evento, 500 pessoas. “Estamos promovendo também ações contra a leishmaniose e a dengue em um estande, em parceria com a Vigilância Sanitária. Já com o Conselho Tutelar é abordada a questão do reforço da campanha em combate à venda de bebidas alcóolicas para crianças, e também em oposição à exploração do trabalho infantil”, diz. Além destas questões, outros serviços foram ofertados, como a entrega de kit dental, orientação sobre o uso de preservativos, descarte correto de medicamentos e foram distribuídos algodão doce e pipoca para as crianças. 

Para os participantes da ação foram sorteados brindes e eles tiveram a oportunidade de jogar bingo com as doações do comércio local. Segundo a psicóloga do Nasf, Suzelaine Lopes Miyasaki, o evento disponibilizou para a população um ambiente descontraído envolvendo um tema sério, como a saúde. “É uma forma mais prazerosa de cuidar da saúde. Enquanto os pequenos se divertem, os pais cuidam da saúde”, comenta. Pessoas da região também passaram pelo local, como é o caso da professora de Martinópolis, Angélica Cristina Almeida Portilho Barcelos. “O evento está maravilhoso, podemos sanar as nossas dúvidas sobre questões de saúde e fazer testes rápidos. Vim a convite de amigas para participar e pretendo voltar nas próximas edições, pois fui muito bem recebida”, comenta.

 

Publicidade

Veja também