Infecção urinária em idosos: como agir

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 09/03/2023
Horário 04:30

Você já contou quantas vezes você urina durante o dia? Sabe quantas vezes é o “normal” para um idoso? A partir da infância conseguimos fazer controle de urinar. Entretanto, no processo de envelhecimento, inúmeras alterações vão modificar este autocontrole. 
As mulheres idosas apresentam tendência em “perderem mais facilmente urina”, a chamada incontinência urinária, em parte devido aos músculos da pelve estarem mais fracos ou pelas infecções urinárias, enquanto nos homens idosos a perda da urina ocorre devido ao aumento da próstata. 
Idosos com disfunção urinária preocupam médicos, especialmente pelos episódios repetidos de infecção urinária, já que um em cada cinco idosos têm infecção urinária alta, ou seja, nos rins, e esse número dobra após os 80 anos. Esta contaminação leva a um risco elevado de internações, perigoso especialmente se forem idosos acamados utilizando fraldas, pelo risco de morte. 
É importantíssimo que filhos e cuidadores redobrem a atenção, já que os sintomas na terceira idade raramente são claros se comparados a pessoas jovens. A presença de dor ao urinar, mal-estar geral, muitas vezes acompanhado de vômitos, podem ser indícios de infecção urinária. Frequentemente em estágio de infecção com maior gravidade poderá haver presença de febre. Há maior risco de infecção urinária ocorrerá a partir dos 65 anos, por terem imunidade mais baixa, presença de doenças crônicas como diabetes, demência, aumento da próstata e atrofia vaginal. 
Algumas dicas: 
1- Observe diariamente se apresentam urina com odor forte, presença de sangue, dor e dificuldade para urinar. 
2- Observe quantas vezes o idoso vai ao banheiro para urinar. Se for menor que cinco vezes, pode ser sinal de que a próstata está muito aumentada. Se maior que dez, provavelmente uma infecção tenha se instalado. 
3- Se a idosa tem perda espontânea de urina, é necessário intervir, pois além de incômodo, mau cheiro e troca constante de roupas, há risco de infecções. 
Se alguma das situações acima se apresentar, consulte um médico! 
A quantidade de urina em idoso acamado precisa ser quantificada, especialmente se usam fraldas. É importante comprar uma balança para medir quanto há de perdas. Desidratações são muito frequentes.


 

Publicidade

Veja também