Infectologista orienta crianças sobre H1N1

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 24/04/2016
Horário 07:52
O momento pede cuidado com a limpeza de onde se vive e a higiene do corpo, pensando no seu e no bem estar das outras pessoas que estão ao seu redor. Sabem por qual motivo crianças? Por conta da dengue, zika vírus, chikungunya, três doenças adquiridas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera por falta de conscientização da população, que deixa lugares sujos, entulho e água parada. E agora, por causa da gripe H1N1, mais conhecida como gripe suína. E por isso, o amigo de vocês hoje neste espaço criançada, será o médico infectologista André Luiz Pirajá da Silva que orientará como pode evitar essa doença.

Ele explica que a doença é transmitida por contato do vírus e o veículo mais expressivo de transmissão do mesmo: as mãos. Por isso, é importante lavá-las com água e sabão e usar sempre o álcool gel.

Jornal O Imparcial Álcool gel deve fazer parte do dia a dia de todas as crianças

O médico explica que milhões de bichinhos, bactérias, vírus ficam nas mãos sujas! Então, em casa, no trabalho, na escola ou quando chegar da rua, deve-se cuidar delas com muito carinho.

"Este é o principal modo de prevenção. O H1N1 fica no sistema respiratório e é transmitido por meio de gotículas , que ficam em suspensão no ar, mas por serem pesadas, elas caem em superfícies, , objetos sempre ao alcance das mãos que vão direto aos olhos, boca e nariz. A falta de higiene é o grande problema para a contaminação", ressalta o médico.

 

Ciência

André diz que além, da limpeza e higiene que devem ser instigadas desde a infância, existe a vacina que é uma prevenção para impedir que a doença se agrave. Crianças de até nove anos que nunca tomaram a vacina devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas; para quem é maior dessa idade ou já tomou a vacina, a dose é única.

Segundo ele, a rede pública disponibilizará a partir do dia 30 a vacina para crianças menores de cinco anos, idosos, mulheres grávidas e quem tem doenças crônicas. Ela também pode ser encontrada em hospitais, clínica e laboratórios particulares, mas, devido à grande procura, está em falta em muitos deles. Sem contar que tem um custo.

 

SAIBA MAIS

QUE VÍRUS É ESSE ?




Causador da gripe H1N1 usa as células do nosso corpo para se reproduzir; o vírus pode sobreviver de 8 horas a três dias ao ar livre. Ela recebeu esse nome porque nasceu nos porcos. O primeiro caso em humanos foi registrado em 2009, no México.

 

O QUE É ESSA GRIPE?

A gripe (ou influenza) é uma doença provocada por um vírus e costuma ser mais forte que um resfriado. Os sintomas são febre, congestionamento de vias respiratórias, dores de cabeça e no corpo. Os vírus que causam a gripe podem ser do tipo influenza A ou influenza B.

 

O QUE É VÍRUS?


São organismos que invadem células de outros seres (pessoas, bichos e até plantas) e as utilizam para se multiplicar. Dessa forma, mais vírus são "criados". A boa notícia é que nosso corpo tem células de defesa, que combatem esses seres microscópicos.


COMO ESSA DOENÇA CHEGOU AO BRASIL?


A principal hipótese é que pessoas que contraíram a gripe H1N1 no início do ano no hemisfério norte, quando lá é inverno, vieram ao Brasil nos últimos meses – e fizeram com que a doença se espalhasse no país.

Ela vem causando preocupação em muita gente. Até o último dia 2 de abril, 102 pessoas morreram no Brasil devido à doença, segundo o Ministério da Saúde.
Publicidade

Veja também