Iniciativa distribui 11 toneladas de verduras, legumes e frutas a entidades de Prudente

Programa de Aquisição de Alimentos destina itens cultivados por 20 produtores rurais, a fim de estimular desenvolvimento da agricultura familiar na região

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/07/2023
Horário 16:51
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Distribuição dos alimentos está prevista para ocorrer quinzenalmente em Prudente
Distribuição dos alimentos está prevista para ocorrer quinzenalmente em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente deu início, nessa terça-feira, à distribuição dos itens adquiridos por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que destina hortaliças, frutas e legumes produzidas por agricultores familiares para entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são 11 toneladas de alimentos por 20 produtores da região, incluindo abóbora, berinjela, jiló, batata-doce, mandioca, laranja, limão, mamão, amendoim, abacate, tomate cereja, alface crespa, espinafre, coco verde, acerola, pimentão, repolho, carambola, abóbora, banana nanica, cenoura e acelga.

O programa estava interrompido na cidade desde 2015 e foi aprovado no mês de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é oferecer alimentos de qualidade para as famílias beneficiadas e ainda estimular o desenvolvimento da agricultura familiar em Prudente e região, garantindo uma fonte de renda a esses produtores.

A iniciativa é executada no município pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e pela Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), responsáveis por gerenciar a entrega, divisão dos kits e distribuição entre as entidades. Na manhã dessa terça-feira, os titulares das pastas, Clélia Tomazini e Maurício Nabhan Garcia, respectivamente, acompanharam a primeira entrega de alimentos, realizada no Tattersal “Guilherme Coimbra Prata”, no Recinto de Exposições Jacob Tosello.

Um dos primeiros agricultores a descarregar os alimentos no local foi José Aparecido Sanches, 70 anos. Ele, que possui uma propriedade rural nas proximidades do aeroporto, conta que o PAA é um “grande alívio”, já que representa uma renda mensal para o sustento da família. “Os pequenos produtores têm dificuldade de vender para grandes mercados, porque eles precisam de regularidade, e a nossa produção, muitas vezes, sofre variações ao longo do ano. Com o PAA, a gente sabe que tem esse recurso garantido”, declara.

Separação e distribuição

Depois de recebidos, os alimentos foram separados em kits e distribuídos para entidades do município, além dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social), Projeto Aquarela e Sapru (Serviço de Acolhimento à População de Rua e Imigrante), a antiga Casa de Passagem.

De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Clélia Tomazini, que acompanhou os trabalhos ao longo de todo o dia, este programa é de suma importância para prover as famílias em situação de vulnerabilidade com alimentos saudáveis e de alto teor nutritivo. “Todas as entregas são monitoradas pela nossa nutricionista, que avalia as condições dos alimentos e a quantidade de cada item a ser dividida nos kits, de forma que a gente distribua cestas completas para as entidades e famílias”, explica.

Nabhan Garcia, responsável pela Seagri, vistoriou a pesagem dos alimentos e enalteceu o papel do programa em “fomentar a agricultura familiar na região”. Ele lembra que a Seagri conta hoje com 95 produtores enquadrados na categoria de agricultura familiar e que podem ser beneficiados pelo programa.

A distribuição dos alimentos está prevista para ocorrer quinzenalmente, sempre no Recinto de Exposições, onde fica a sede da Secretaria de Agricultura. 

Publicidade

Veja também