Início do ano letivo impulsiona locações em até 100% em Prudente

Aquecimento no mercado imobiliário se dá devido muitos jovens da região ou mesmo de outros Estados se mudarem para estudar na cidade, que é um polo estudantil de ensino superior

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2023
Horário 09:15
Foto: Freepik
Setor imobiliário sente impacto positivo com início do ano letivo
Setor imobiliário sente impacto positivo com início do ano letivo

Com o início do ano letivo, o mercado de locações de imóveis aquece em Presidente Prudente, considerando que muitos jovens da região ou mesmo de outros Estados se mudam para a cidade para estudar em instituições de ensino superior. Na Mell Imóveis, a demanda chega a um aumento de 100% em relação a períodos normais do ano, segundo sua diretora, Mell Minzoni, 58 anos.
“Após esse período turbulento que vivenciamos na pandemia, neste início de ano, houve uma procura significativa de imóveis para locação residencial, em torno de 70% a 80% a mais”, expõe Richard Eleir Santos Pereira, 47 anos, gerente administrativo de locação da imobiliária Rio Branco.
Gabriel Zaupa Domingues, gestor comercial da Samburá Imóveis, destaca que, normalmente, o mês de janeiro é quando existe mais procura de imóveis, justamente porque precede ao início do ano letivo. “É uma época que boa parte da procura dos imóveis é para estudantes. Infelizmente, não consigo falar em percentual, pois não tenho esses dados planilhados estatisticamente”, expõe Gabriel.
Os três destacam que os estudantes procuram mais apartamentos e kitnets, devido à questão de sensação maior segurança, além da facilidade de manutenção por serem menores e não terem quintal.
Mell comenta que os jovens chegam sempre acompanhados dos pais, que preferem deixar seus filhos acomodados em kitnets individuais, para que foquem nos estudos.

Perfil variado

“Neste período tivemos novas experiências com relação ao perfil deste cliente, onde a procura está sendo por imóveis compactos, entre um a dois quartos, com garagem, práticos e funcionais”, menciona Richard.
Gabriel ainda complementa que normalmente existem mais apartamentos disponíveis próximos às universidades. “No entanto, tudo depende do perfil do estudante, muitos também procuram casas para que possam ter mais espaço. Os que preferem morar sozinhos, então, procuram kitnets ou imóveis com apenas um quarto, também há quem busque imóvel para dividir com um único amigo ou amiga, e os grupos que buscam imóveis com mais quartos para montar república”, diz ele.

Investimento dos locatários

“Nossa cidade é um polo estudantil e possui diversas universidades, o que gera muito movimento de estudantes chegando e saindo do município, fazendo com que este período seja bastante movimentado e importante para o mercado imobiliário”, comenta Gabriel.
Richard concorda e completa que realmente o período entre dezembro/janeiro é de suma importância para a cidade, pois com a vinda de estudantes conseguem movimentar o comércio gerando emprego, novas oportunidades e renda para a população prudentina.
“Isso é muito importante, porque temos clientes que investem especificamente neste tipo de imóvel. E nessa época, geralmente, zeramos os ‘estoques’”, afirma a diretora da Mell Imóveis. 

Fotos: Cedidas

Gabriel Zaupa salienta a importância da cidade enquanto polo estudantil


Mell Minzoni diz que clientes investem neste tipo de imóvel

Richard ressalta que estudantes movimentam o comércio e geram empregos

CONFIRA TAMBÉM:

Instituições de ensino superior de Prudente iniciam ano letivo a partir do dia 6

Publicidade

Veja também