Inscrições para conselheiro tutelar terminam nesta quarta em Prudente

Cidadãos devem demonstrar interesse na Casa dos Conselhos, situada na Fundação Inova; eleição está prevista para 1º de outubro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/05/2023
Horário 14:28
Foto: Arquivo
Eleição vai definir conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos na cidade
Eleição vai definir conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos na cidade

Terminam nesta quarta-feira as inscrições para participar do processo de seleção dos novos conselheiros tutelares de Presidente Prudente, organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Os interessados podem manifestar interesse na candidatura no período das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa dos Conselhos, situada na sede da Fundação Inova Prudente, localizada na Rodovia Alberto Bonfiglioli, 2.700, bloco A, sala 17, no Jardim Itaipu. A taxa é de R$ 50.

O candidato deve ter idoneidade moral reconhecida, possuir idade superior a 21 anos na data da posse, residir no município há mais de três anos, estar no gozo dos direitos políticos e não ter sido penalizado com a perda de função pública de conselheiro tutelar. Também deve comprovar atuação profissional no atendimento direto ou na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente por, no mínimo dois anos ininterruptos.

No ato do cadastro, é necessário apresentar ficha de inscrição disponível no local; duas fotos 3x4 recentes; e cópias e documentos originais para CPF (Cadastro da Pessoa Física), título de eleitor, certificado de reservista (em caso de candidato homem), comprovante de residência, documento que comprove atuação profissional, certidão negativa de ação civil e criminal do Fórum da Comarca de Prudente e comprovante de conclusão do ensino superior.

O processo de escolha é referente ao primeiro e segundo Conselhos Tutelares da cidade para o quadriênio de 2024 a 2027. Após a inscrição, será dado andamento às seguintes etapas: participação dos candidatos habilitados em curso de capacitação, sendo exigido 100% de frequência; prova; avaliação psicológica; e votação secreta e facultativa.

A eleição está prevista para ser realizada no dia 1º de outubro, das 8h às 17h. O edital foi divulgado no Diário Oficial do município (www.gdoe.com.br/presidenteprudente), publicado em 31 de março.

Publicidade

Veja também