Inscrições para o Fies terminam nesta sexta

Unoeste oferta 1,5 mil vagas para os campi de Prudente, Jaú e Guarujá; programa do governo federal possibilita financiamento a quem mais precisa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2022
Horário 17:35
Foto: Arquivo/Marketing Unoeste
Com o Fies, estudantes de baixa renda podem estudar em universidade particular que é referência em ensino e estrutura
Com o Fies, estudantes de baixa renda podem estudar em universidade particular que é referência em ensino e estrutura

A oportunidade de financiar o curso superior é a chance que muitos estudantes encontram para realizar o sonho de fazer uma graduação em uma instituição particular que é referência em ensino. As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do governo federal começaram nesta terça e seguem até sexta (11). A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) oferta mais de 1,5 mil vagas distribuídas entre os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Para conferir os cursos ofertados e efetuar a inscrição, acesse o site do programa (https://acessounico.mec.gov.br/).
Para participar, o interessado deve ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, atendendo alguns critérios que podem ser conferidos no edital do Fies. Uma das vantagens deste financiamento é o juro zero a quem mais precisa, com uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Aluno do 2º termo do curso de Direito Unoeste, Leonardo Dias de Lima ingressou no ensino superior com a ajuda do financiamento estudantil de 50%. Segundo ele, sem o programa ele não poderia estudar em uma universidade particular. “Escolhi a Unoeste porque é referência no oeste paulista e está entre as melhores universidades particulares do Estado de São Paulo, com nota máxima no MEC [Ministério da Educação] no curso de Direito. Tem uma ótima estrutura para o aluno, bem como para o mercado de trabalho e futura aprovação na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]”, ressalta.
De família humilde, Leonardo é a segunda pessoa que tem a chance de fazer uma graduação, fato que ele atribui ao Enem e ao Fies. “Eles não tiveram essa oportunidade por motivos financeiros e familiares, pois a prioridade acaba não sendo os estudos, mas, sim, o trabalho”, pontua. Sobre o interesse pelo Direito, o estudante conta que surgiu durante uma experiência na empresa que trabalha atualmente, “onde tenho contato com profissionais referência na área jurídica, mas também pelo fato de o curso oferecer um amplo leque de opções profissionais: de consultor jurídico de empresas a delegado de polícia, passando pela advocacia, magistratura, dentre tantos outros caminhos”, completa.
Luís Rueda Dorte Júnior tem 23 anos e está no 8º termo do curso de Medicina em Jaú. Ele é mais um exemplo de aluno que ingressou na graduação que tanto sonhava por meio do Fies. “O interesse pela medicina surgiu de uma vontade minha de ajudar pessoas, de entender suas histórias e seus sonhos. Junto com a curiosidade de entender o funcionamento do corpo humano em todas suas complexidades. Eu escolhi a Unoeste graças a uma oportunidade do Fies. A universidade tem me proporcionado grandes conhecimentos, com uma gama de professores empenhados em ensinar e ainda contamos com um campus estruturado e com tecnologia de ponta”, afirma.

Sucesso profissional

A Unoeste é a 2ª melhore universidade particular do Estado de São Paulo e tem todos os cursos bem avaliados pelo MEC, a maioria com conceitos excelentes – 4 e 5. Ao todo, já formou mais de 115 mil profissionais que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Muitas das histórias de sucesso tiveram contribuição de programas de bolsas ou financiamento.

SERVIÇO
Saiba mais sobre o Fies e os cursos participantes da Unoeste no site do programa, em https://acessounico.mec.gov.br/. Lembre-se, o prazo de inscrição é somente até esta sexta-feira (11). Alguns dos critérios para se inscrever são: ter realizado uma das edições do Enem, a partir de 2010; ter obtido uma média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a prova de redação; possuir uma renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos; possuir CPF e e-mail.

Publicidade

Veja também