Instituições particulares desempenham papel crucial no desenvolvimento de Prudente

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 14/09/2022
Horário 07:40
Foto: Freepik
Instituições particulares, ao longo dos anos, formaram milhares de profissionais bem-sucedidos
Instituições particulares, ao longo dos anos, formaram milhares de profissionais bem-sucedidos

Presidente Prudente, nestes 105 anos de história, certamente se tornou uma cidade universitária. Muito disso se deve às instituições particulares, que, ao longo dos anos, formaram milhares de profissionais bem-sucedidos. É o caso da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Fundada em 1972, a instituição, em 2022, completa 50 anos de existência. A reitora da universidade, Ana Cristina de Oliveira Lima, relata que “não dá para falar da Unoeste sem falar de Presidente Prudente, ou falar de Prudente, sem falar da Unoeste”. 
A universidade conta com ampla estrutura universitária. Em Prudente, possui dois campi. Atualmente, a Unoeste tem uma comunidade acadêmica de 16 mil pessoas, entre alunos e funcionários, já tendo formado mais de 120 mil profissionais para o mercado de trabalho. São aproximadamente 700 docentes, dentre eles, 96% são mestres ou doutores em todas as áreas do conhecimento, que atuam na formação de futuros profissionais na graduação, pós-graduação e cursos técnicos. 
Na capital do oeste paulista, são oferecidos os cursos das áreas da saúde, agrárias, sociais aplicadas, exatas e de formação de professores, bem como cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e, ainda, os cursos técnicos e de educação a distância. Nas modalidades presencial e a distância, oferece mais de 100 opções de cursos de graduação, mais de 140 de especialização, além de mestrados e doutorados recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 
Em Prudente, estão instaladas diversas clínicas de atendimento à saúde, Palácio de Esportes, laboratórios tecnológicos e de simulação, toda a estrutura de agrárias, com os Centros Agronômico e Zootécnico e o maior Hospital Veterinário da região, Tribunal do Júri, auditórios, áreas de convivências, salões de festas e eventos, entre outros. Um dos destaques do campus 2 da Unoeste é a usina solar, uma das maiores do país de geração distribuída. 
De acordo com a instituição, nos últimos 20 anos, somadas, as ações chegam ao montante de 1,3 milhão de atendimentos, decorrentes de 304 programas, 3.245 projetos e 1.447 atividades envolvendo 41,2 mil alunos acompanhados por 1,8 mil professores.  “É gratificante ver os bons resultados de um trabalho realizado em equipe. Nestes 50 anos, a Unoeste tem como maior orgulho olhar a verdadeira transformação que uma formação de qualidade causa na vida das pessoas”, destaca o diretor geral da Apec/Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima

Toledo Prudente

Da mesma forma, a Toledo Prudente Centro Universitário desempenha papel de extrema relevância na área educacional de Prudente. Em 61 anos de história, a Toledo é a primeira instituição de ensino superior privada da cidade. O centro universitário já formou mais de 19 mil pessoas. E conta com cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade presencial e de educação a distância, além do mestrado, totalizando 38 cursos. O corpo docente da instituição conta com mais de 100 profissionais especialistas, mestres e doutores.
Em sua estrutura possui diversas salas de aula, auditórios, salões, laboratórios de informática, de física, química, anatomia, luminotécnica, maquetaria, podcast, práticas clínicas, prédio de práticas jurídicas, fórum simulado, biblioteca, ateliê de projetos, museu de medicina legal, museu de tecnologia, espaço tie, cozinha da Marlene, pit stop do Mirtão, entre outros espaços.
Para a reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, a instituição de ensino superior tem uma função social em Prudente. “Quando faço o exercício de pensar no legado que Antônio Eufrásio de Toledo e Milton Pennacchi deixaram para a cidade e que agora damos continuidade, vejo o papel da Toledo Prudente como parte do desenvolvimento local e regional, promovendo impacto na geração de emprego, no fortalecimento da economia e na transformação de vidas por meio da educação”, enfatiza Zelly. 

CONFIRA TAMBÉM:

Prudente, cidade universitária: município consolida-se como polo de formação superior 

Publicidade

Veja também