Interessados em leilão de aeroportos poderão fazer visitas a partir de segunda

Empresas têm a oportunidade de avaliar as características técnico-operacionais, condições dos espaços, materiais e equipamentos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/04/2021
Horário 10:19
Foto: Arquivo
Aeroporto Estadual de Prudente está entre os 22 aeródromos que irão para a iniciativa privada
Aeroporto Estadual de Prudente está entre os 22 aeródromos que irão para a iniciativa privada

A partir desta segunda-feira, empresas que tenham interesse na concessão dos aeroportos regionais poderão realizar visitas técnicas para avaliar as características técnico-operacionais, condições dos espaços, materiais e equipamentos.

A partir das informações apuradas, os interessados terão subsídios para a elaboração de suas propostas, que devem ser apresentadas no leilão, programado para ocorrer em 15 de julho.

O edital, publicado na semana passada, prevê a concessão de 22 aeroportos regionais à iniciativa privada, sob a regulação da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Entre eles, estão o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente; o Aeroporto Estadual Moliterno de Dracena, em Dracena; e o Aeroporto Estadual Geraldo Moacir Bordon, em Presidente Epitácio.

Os 22 aeródomos da rede estadual foram divididos em dois blocos, sendo o Noroeste e o Sudeste. Os aeroportos que operam nos municípios da região de Prudente estão enquadrados no Bloco Noroeste, juntamente com aqueles localizados em São José do Rio Preto, Araçatuba, Votuporanga, Barretos, Tupã, Andradina, Assis e Penápolis.

Pertencem ao Bloco Sudeste aqueles instalados em Ribeirão Preto, Bauru, Marília, Sorocaba, Araraquara, São Carlos, Franca, Guaratinguetá, Registro, Avaré e São Manuel.

A medida tem como objetivo desonerar os cofres públicos por meio da concessão à iniciativa privada de 100% da atual rede de aeroportos administrada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), tendo tal processo sido iniciado com a concessão de cinco aeroportos regionais em 2017.

"A expectativa é de investimentos na casa de R$ 450 milhões gerando mais modernidade, infraestrutura e desenvolvimento regional", pontua a Artesp.

Publicidade

Veja também