Interestelar e a beleza da tecnologia no cinema

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 07/10/2020
Horário 06:45

Nolan

Um dos clássicos mais recentes é “Interestelar”, filme de 2014, dirigido por Christopher Nolanque, um dos maiores cineastas de sua geração e, conhecido por seus filmes que confundem a mente de quem assiste. Depois de chamar atenção do público e da crítica com “Amnésia”, ele entrou no universo da DC Comics e nos presenteou com a trilogia do cavaleiro das trevas que fez história no cinema. Entre tantos sucessos, hoje eu destaco “Interestellar”, uma ficção científica com tudo o que temos direito!

Autêntico

Sua autenticidade está em explorar não somente a ficção científica, mas também os cosmos e a extensão de um universo em que não conhecemos, além de relações humanas como o amor de pai e filha. A trama gira em torno de um futuro próximo em que a Terra não suporta mais a grande demanda de alimentos necessários para a população, ao mesmo tempo em que uma praga devasta a maior parte das plantações do globo. 

Impecável

Inspirado na crise de 1929, a obra também mostra uma Nasa que trabalha clandestinamente para tentar achar uma alternativa viável à vida humana. Nolan trabalha de maneira diferenciada e evitou o uso de tela verde em sua produção, por isso, as cenas no espaço eram feitas em imensos telões enquanto a filmagem captava os trejeitos dos atores. O resultado final ficou nada menos do que impecável.

Referências

Levando consigo as referências de “2001 – uma odisseia no espaço”, ele cria uma atmosfera digna de Kubrick, mas sem perder sua história própria, com ressalvas importantes para o trabalho de arte e, principalmente, a sonorização, que na opinião desta que os escreve, é a melhor de todos os tempos.

Atores

O espectador se sente imerso na aura da trama protagonizada por Matthew McConaughey e Anne Hathaway, que transitam entre o amor, compreensão, empatia, solidão e companheirismo. Vemos uma passagem de tempo assustadora e desconcertante, porém rapidamente somos levados ao egoísmo e desespero, onde o personagem de Matt Damon estraga todos os planos da tripulação da Endurence e reflete o que há de pior na humanidade. Um espetáculo cinematográfico que deve ser conferido e admirado! Disponível na HBO GO. 
 

Publicidade

Veja também