Inúbia Paulista completa 54 anos de fundação com diversos shows

Nestes dias das mostras, o pátio da Fepasa estará em funcionamento para a visitação do público das 9h às 2h.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 21/08/2013
Horário 09:25
 

Nesta quinta-feira, Inúbia Paulista celebra mais um aniversário, chegando aos seus 54 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar, será realizado hoje, no pátio da Fepasa, a partir das 21h, o baile festivo com show da banda Edição Especial. A entrada é franca.

De acordo com o secretário de Cultura, Wellington Umbelino, 30 anos, ainda em comemoração à data, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, ocorre no mesmo local do baile de hoje, três grandes eventos na cidade. Entre eles, nos três dias, a 17ª Feira do Verde, com exposições de cultivadores e colecionadores de plantas de todas as espécies, desde ornamentais, decorativas até frutíferas, entre outras. E a 16ª Festa do Artesão, com trabalhos de artistas de todo o município e região, mostrando como é possível criar produtos de beleza singular, explorando a matéria-prima com criatividade e delicadeza.

O terceiro evento é a 12ª Exposição de Carros Antigos, que recebe no sábado (14) e no domingo (15), cerca de 200 colecionadores de todos os Estados brasileiros, expondo suas relíquias. "Este encontro teve início com um grupo amador que pertence até hoje ao Clube do Carro Antigo da Nova Alta Paulista . São verdadeiros apaixonados por esses veículos que não os trocam por nada. É uma exposição muito bonita que realmente chama a atenção de todos", destaca.

Nestes dias das mostras, o pátio da Fepasa estará em funcionamento para a visitação do público das 9h às 2h. No local, terá muitas atrações para distração e lazer, como praça de alimentação completa, para a garotada se divertir, o Jorge Parque’s, além de shows todas as noites, com Apollos Band (13); Orquestra de Viola da cidade e banda Somos Iguais, no dia 14; e banda Brasil 2000, no dia 15.

"Mantemos a realização desses eventos, para que não percam seus valores. Não podemos deixar a arte e a cultura morrerem. E o melhor é que podemos fazer isso dentro de um ambiente com muito lazer. Esperamos todos os amigos", valoriza.

O secretário acredita que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local por noite, uma vez que a região sempre comparece a essa festa que é tão esperada.

 

Origem

Segundo o livro "A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas", de Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, a palavra inúbia foi deturpada pelos escritores clássicos quando a aportuguesaram, deslocando o seu acento tônico. Inúbia (ou nhumbi’a, em tupi) designa uma espécie de trompa, geralmente feita de cabaça, usada, marcialmente, pelos índios, em seus combates.

Contam, a propósito, os habitantes da cidade que, quando a vila estava sendo formada, foram encontrados muitos desses instrumentos musicais no local. A informação parece ser confirmada pela formação histórica do município. Realmente, embora tivesse se tornado distrito de Lucélia, em 1948, com o nome de Ibirapuera, Inúbia já teria esse nome, sem o gentílico "paulista", que lhe foi acrescentado quando a localidade se emancipou.

 

Publicidade

Veja também