Inverno tem início amanhã e deve ser mais rigoroso do que o último

REGIÃO - Oslaine Silva

Data 19/06/2016
Horário 10:16
 

O inverno, que começa às 19h34 desta segunda-feira, promete vir neste ano com suas características normais, ou seja, com dias "frios" e jaquetas, luvas, gorros e tocas, entre outros acessórios, em evidência. Uma prova disso é que ainda no outono, em 2016 as temperaturas caíram antes do previsto, registrando a primeira forte queda no final de abril, pegando as pessoas de surpresa. Em uma coletiva de imprensa, online, o meteorologista Alexandre Nascimento da empresa Climatempo, salientou que sem El Niño, nem La Niña, a estação mais fria do ano será com neutralidade.

Conforme Alexandre, desde então outros eventos frios entraram no país no dia 10 deste mês, com geada e até neve em algumas regiões. Pela ausência do El Niño é esperado sim um inverno mais rigoroso do que em 2015, que quase não fez frio, por conta do fenômeno.

O meteorologista aponta que a região Sul é a que sentirá mais frio, mas grande parte do Sudeste, onde Presidente Prudente está situada, assim como Mato Grosso do Sul e eventualmente Goiás, Mato Grosso, Acre e Rondônia também sofrerão, mais do que uma vez no mês, o impacto de algumas ondas de frio neste ano.

Jornal O Imparcial 2016 promete: jaquetas, luvas, gorros e tocas para se aquecer no frio

Em um resumo, o meteorologista menciona que no mês de julho, as chuvas e temperaturas, serão em geral, perto da média. Fará um pouco mais de calor do que o normal, principalmente à tarde, no norte de São Paulo e no Triângulo.

Em agosto, as chuvas vêm de normal à abaixo da média na maior parte do país. A temperatura ficará ligeiramente acima da média, ou seja, ainda vai fazer frio.

Em setembro, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e o sul de Minas ainda podem ter alguns eventos frios, mas rápidos. Ele ressalta que neste período, no interior do país, devem ser registradas muitas queimadas e ar muito seco. Chuva será abaixo da média. Temperatura um pouco acima da normalidade em São Paulo e acima do normal nas outras áreas. Pode fazer calor, mas só à tarde. Ar fica bem seco no interior.

 
Publicidade

Veja também